07 de agosto de 2014 271 views
Para discutir formas de oferecer mais segurança a população duovizinhense, aconteceu na manhã de terça 05 de agosto, no gabinete do Prefeito Raul Isotton, uma reunião com a presença de lideranças, representantes da comunidade, vereadores e policiais de DV e região. A reunião foi convocada pelo Prefeito Raul Isotton, que atende uma aclamação da comunidade. A mesma vem sentindo baixa sensação de segurança pública diante dos últimos acontecimentos como homicídios, tentativas de homicídios, roubos, tráfico, entre outros.
Segundo o primeiro sargento da Polícia Militar do Paraná, André Roberto Perez, na ocasião representando o capitão Fernando Roberto da Silva, que atua em DV e que está em outro compromisso fora do município, o diagnóstico da segurança não é alarmante. “Não registramos em DV altos índices de criminalidade, nada calamitoso, o que registramos são fatos e situações, até porque o desenvolvimento é evidente e por isso, há a tendência de mazelas como as registradas atualmente”. Para ele o trabalho da polícia está concentrado no atendimento das ocorrências diuturnamente e no serviço de inteligência. “Essa é a particularidade, nós precisamos que a sociedade como um todo participe desse processo de incremento da segurança pública, fornecendo informações, quando houver, no sentido de contribuir para elucidação de casos que ocorreram ou que venham a ocorrer,” completou.
Sargento Pérez também comentou sobre os crimes envolvendo menores em DV. Ele disse que nesse caso, os adolescentes infratores são tratados conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente e por isso a PM desempenha seu papel, fazendo os encaminhamentos ao Conselho Tutelar e Delegacia de Polícia, que são preconizados pela lei. A partir daí com o ato infracional caracterizado existe a participação do Ministério Público e da Justiça na conclusão do processamento dos menores.
O Secretário Geral de Governo Sérgio Marchese avaliou positivamente a reunião e a possibilidade de discutir diretamente com o comando das forças policiais os problemas da segurança pública na cidade.
O prefeito Raul Isotton acredita que a discussão é importante e que Dois Vizinhos precisa levar o assunto “segurança” como prioridade. “Não podemos deixar que nossa cidade tenha uma escalada na criminalidade. A união da sociedade, órgãos de segurança e órgãos públicos é fundamental. O poder público é parceiro e fará o possível para ajudar a combater a criminalidade”, afirmou.
O papel da população como um todo na segurança pública é de suma importância. É preciso o engajamento sincero e comprometido de todos para amenizar os problemas existentes. As instituições de segurança como Polícia Civil e Militar, necessitam da presença da comunidade com informações para subsidiar o policiamento ostensivo, visando a elucidação dos crimes que acontecem.
Para isso, denúncias podem ser feitas de forma anônima ou não, através dos telefones que estão disponíveis. O 181 é o Narco Denúncia, 197 da Polícia Civil e 190 que é o telefone de emergência da Polícia Militar. Todas as pessoas podem, de forma anônima, fazerem seus relatos, denunciarem as situações criminosas que por ventura estiverem sabendo ou que tenham presenciado de forma a auxiliar os órgãos competentes a elucidarem situações de criminalidade no município.
A reunião realizada nessa terça foi o primeiro passo para amenizar os problemas policiais locais, o próximo passo, será outra reunião que acontecerá com o Ministério Público e com o Judiciário.
Fonte: Assessoria