Classificação de risco permanece em “BBB”, com perspectiva estável, na contramão do mercado; empresa também foi confirmada hoje, pela quarta vez consecutiva, no índice Dow Jones de Sustentabilidade, sendo a única empresa brasileira do setor de alimentos
São Paulo, 10 de setembro de 2015 - A agência de classificação de risco internacional Standard & Poor’s (S&P) divulgou hoje a manutenção do rating corporativo da BRF S.A. em BBB. Em maio deste ano, a mesma agência já havia elevado a nota de classificação da empresa com base na forte geração de caixa e baixo endividamento. À época, o upgrade foi justificado pela geração de um caixa operacional robusto.
De acordo com Élcio Ito, diretor financeiro da BRF, a notícia chega para reforçar o bom momento da companhia. “É uma notícia na contramão de todo o mercado. O momento no Brasil é bastante desafiador, porém os fortes resultados operacionais (Brasil e mercados internacionais) com elevado nível de geração de caixa continuam fortalecendo a solidez financeira da BRF”, comemora. Os resultados do segundo trimestre deste ano foram positivos, com aumento do lucro líquido de 46,6% (R$ 364 milhões).
Índice Dow Jones de Sustentabilidade
A Dow Jones também anunciou hoje que a BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, integra pela quarta vez consecutiva o Dow Jones Sustainability Index – Emerging Markets (DJSI). É a única empresa brasileira do setor de alimentos a fazer parte do índice.
Lançado em 1999, o DJSI tem como objetivo avaliar o desempenho de sustentabilidade das empresas nos âmbitos econômico, ambiental e social. A análise engloba gestão, práticas e resultados, bem como a capacidade de geração de valor e de mitigação de potenciais riscos, garantindo que as empresas tenham como foco aspectos de sustentabilidade que sejam relevantes para o negócio no longo prazo. O índice é referência para investidores que prezam pelas melhores práticas de sustentabilidade nas companhias.
A BRF vem constantemente buscando aumentar a transparência e melhorar seus resultados no que tange o desenvolvimento sustentável, visto que este é um dos seus pilares estratégicos. “Estamos comprometidos com o fortalecimento das práticas sustentáveis em toda cadeia de valor e no relacionamento com os principais públicos de interesse”, destaca Luciana Ueda, gerente de sustentabilidade da companhia.