SEBRAE

12 de novembro de 2012    305 views
Empresários e representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul conheceram experiência paranaense; parceria Sebrae/PR e Sistema Fecomércio rende bons frutos



Empresários de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, participaram na semana passada, do 3º Encontro de Revitalização de Espaços Comerciais, realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O evento discutiu estratégias e fez um balanço dos projetos que estão sendo desenvolvidos em ruas comerciais de cidades nos estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que congrega Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.



O grupo formado por representantes do sudoeste paranaense expôs o projeto desenvolvido na Avenida Julio Assis Cavalheiro, entre a Travessa Frei Deodato até a Rua Luis Antonio Faedo, região conhecida como Alto da Julio. A experiência de revitalização em Francisco Beltrão foi apresentada no painel casos de sucesso, juntamente com iniciativas dos municípios de Ijuí, no Rio Grande do Sul; Florianopólis, em Santa Catarina; e Maracajú, em Mato Grosso do Sul, dentre as 36 cidades que têm o projeto nos quatro estados.



A consultora do Sebrae/PR em Francisco Beltrão, Jocelei Fiorentin, acredita que o evento foi importante para a troca de experiências entre empresários e as entidades do Paraná e outros estados que possuem um projeto em comum. “É importante para alinhar as ações, conhecer diferentes realidades e soluções que estão sendo construídas nessas localidades. O projeto de Francisco Beltrão é reconhecido e pode ajudar outras cidades que estão num processo mais novo neste cenário”, destaca.



O empresário Guy Mauro Berhorst, participou do evento em Porto Alegre. Para ele, o fato de Francisco Beltrão levar sua experiência em painel específico é um reconhecimento ao trabalho do grupo de empresários e parceiros do projeto do Alto da Julio. “Ganhamos o reconhecimento local, o que é visto pela movimentação na rua, investimento imobiliário e no comércio nesta área da cidade e agora também fora do Estado. Nosso projeto, inclusive, vai servir de base para outros municípios”, analisa.



Guy Mauro destaca que a participação também serviu para trocar informações e analisar ideias que podem ser adaptadas para a realidade de cada projeto. “A proposta do programa é comum, mas cada cidade tem sua peculiaridade, por isso é salutar trocar experiências”, completa.



Para a gerente-executiva do Senac e representante do Sistema Fecomércio/PR, Grasieli Wiesenhutter, a participação de Francisco Beltrão é reflexo dos resultados obtidos no Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, que, na sua opinião, tem um diferencial forte na união entre os empresários. “Vimos dentro das experiências apresentadas no encontro que temos um grande potencial associativo, resultados nas empresas e, por outro lado, percebemos uma carência no apoio do poder público no que se refere a parte de urbanismo no Alto da Julio”, pondera.



O Programa desenvolvido pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR revitaliza e organiza comércio de rua dentro do conceito de um centro comercial ou shopping a céu aberto. São parceiros da iniciativa em Francisco Beltrão, a Prefeitura Municipal, Câmara da Mulher Empreendedora, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACEFB), Associação de Moradores e Comerciantes do Centro (AMOCCEN), NUBeTEC - Núcleo de Imobiliárias, IPPUB, Sindicato do Comércio de Francisco Beltrão (Sindicom), imprensa local e instituições de ensino superior.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Sebrae
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual