SEBRAE

25 de outubro de 2013    373 views
Representantes da entidade receberam no dia 30, título como reconhecimento pelas ações realizadas no Paraná



O Sebrae/PR foi homenageado na noite da última segunda-feira, dia 30, durante solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, festejado em 27 de setembro. O auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, foi palco da entrega do título de “Personalidade do Turismo do Paraná”, concedido pela Secretaria de Estado do Turismo às instituições e pessoas que se destacaram na prática de ações para o desenvolvimento do setor.



Pelo trabalho realizado no Sebrae/PR, foram homenageados o diretor-superintendente da entidade, Vitor Roberto Tioqueta; o coordenador estadual de Turismo e Artesanato, Aldo Cesar Carvalho; e as consultoras Patrícia Albanez e Nádia Joboji. Também receberam a homenagem membros de outras importantes instituições, como o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Paraná (FCVB-PR), a Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), a Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel) e a Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (ABRACCEF-PR), além de representantes de outras entidades de apoio ao setor.



Tioqueta classificou a iniciativa como um reconhecimento ao trabalho que o Sebrae/PR desenvolve há anos no Estado. “Em todas as nossas regionais temos profissionais trabalhando para o desenvolvimento do turismo no Paraná. Nos dedicamos muito e buscamos inovar a cada dia. Por isso, para nós, é uma alegria sermos homenageados por conquistas que são resultado de um trabalho em equipe”, diz o diretor-superintendente.



Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas os deputados estaduais Ney Leprevost e Anibelli Neto. O secretário estadual de Turismo, Jackson Pitombo, marcou presença e elogiou o esforço do Sebrae/PR em qualificar as micro e pequenas empresas. “São elas que movem o setor, gerando emprego, renda, inclusão social e desenvolvimento econômico. Eu sempre insisto na importância dos municípios pequenos identificarem seus atrativos turísticos.”



A afirmação do chefe da pasta de Turismo ilustra bem o foco do trabalho realizado pelo Sebrae/PR nos municípios paranaenses. “Nem todas as cidades possuem potencial para o mercado nacional ou internacional. Mas sempre há formas de desenvolver o turismo de negócios e de lazer e é nesse sentido que trabalhamos, identificando as oportunidades de negócio dentro de cada região”, esclarece a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.



A FCVB-PR é um dos parceiros do Sebrae/PR na área de turismo. O presidente da Federação, Sérgio Takao Sato, concorda que existe potencial turístico em todas as regiões do Paraná. “O turismo de negócios é o mais rentável e temos trabalhado para transformar cada vez mais cidades em destinos desta natureza.”



O público presente na solenidade pôde ainda acompanhar uma palestra com o presidente da ABAV, Antônio Azevedo, sobre “Competitividade, qualidade e sustentabilidade no turismo”. Ele elogiou a iniciativa da Secretaria de Estado. “Foi a maneira que o governo encontrou para reconhecer os que lutam pela atividade turística, o que nos incentiva a continuar aplicando esforços dentro dessa atividade”, analisa.



“É um incentivo para que o setor continue se organizando para os desafios que temos pela frente”, explana Henrique Lenz César Filho, presidente da ABIH-PR. “Sem dúvida é um reconhecimento ao setor, que vem contribuindo muito para a economia do Paraná”, reforça o vice-presidente da ABRACCEF-PR, Sérgio Camilo de Camargo.



O presidente da Abrasel, Marcelo Pereira, defende a continuidade ao trabalho realizado em todo o Paraná. “Não podemos focar apenas nos eventos esportivos que receberemos. Precisamos nos planejar e pensar em ir além, para garantir o desenvolvimento constante das nossas atividades”, pontua. O diretor-superintendente do Sebrae/PR concorda que o trabalho deve continuar. “Não podemos parar de investir em qualificação. Temos um futuro cheio de perspectivas pela frente e nossas empresas precisam estar preparadas para isso”, conclui Tioqueta.
Fonte: ASSESSORIA SEBRAE
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual