24 de abril de 2014 283 views
Evento levou soluções empresariais que auxiliam na sustentabilidade dos negócios formalizados e também realizou orientações para formalização de novos empreendedores
A Semana do Microempreendedor Individual, realizada no início de abril pelo Sebrae/PR com o apoio de parceiros locais em 15 cidades do sudoeste do Paraná, registrou 705 atendimentos. O evento, realizado simultaneamente em Salas do Empreendedor, Associações Comerciais, Agências do Trabalhador, Prefeituras e Pontos de Atendimento, levou soluções empresariais para a sustentabilidade de negócios já formalizados e orientou a formalização de novos empreendedores. Além dos municípios do sudoeste paranaense, outras cidades do Estado foram contempladas com a programação.
No Sudoeste, foram realizadas 19 Oficinas SEI, do Sebrae Microempreendedor Individual, com os temas vender mais, comprar e controlar seu dinheiro. Os participantes da Semana do Microempreendedor Individual também puderam aprender como criar um modelo de negócios específico para seus negócios, com palestras contendo dicas de como fazer isso. As oficinas e palestras registraram a presença de 145 empreendedores da região. Os números da Semana do Microempreendedor Individual ainda somaram 705 orientações com especialistas, 53 horas de consultorias e informações para outros 169 empreendedores.
O gerente regional do Sebrae/PR no sudoeste do Estado, Joailson Agostinho, diz que o balanço foi positivo. Ele enfatiza que a Semana do Microempreendedor Individual, uma tradição já na região, não só promoveu a orientação para a formalização, como também auxiliou quem já está formalizado. “Com apoio dos parceiros, foi possível atender um bom número de microempreendedores individuais, levando informações sobre modelos de gestão e informação, que podem fortalecer os microempreendedores individuais já constituídos, bem como atender os que buscam informações para se formalizar”, destaca.
Joailson lembra também que as soluções Sebrae e atendimentos estão disponíveis para os empreendedores o ano inteiro. “Tudo isso está à disposição de microempreendedores individuais e de empresários de micro e pequenas empresas todos os dias no Sudoeste, seja nos Pontos de Atendimentos ao Empreendedor, Salas do Empreendedor, seja nos escritórios de Pato Branco e Francisco Beltrão”, comenta Joailson.
Aprovação
A Semana do Microempreendedor Individual foi realizada simultaneamente em Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Chopinzinho, Itapejara D´Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Planalto, Realeza, Santo Antonio do Sudoeste e São João, São Jorge D´Oeste.
Nas cidades, os microempreendedores, que são aqueles que têm faturamento bruto anual de até R$ 60 mil, aproveitaram a oportunidade para se informar e se capacitar. Em Capanema, João Marcelo Bender, que tem uma pequena fábrica de chinelos e se formalizou como microempreendedor individual em janeiro deste ano, aprovou a iniciativa. “Com certeza é importante, é gratuito e atende a demanda de quem está começando um pequeno negócio. As informações, principalmente referentes a vendas, foram muito valiosas pra mim”, comenta.
Em Dois Vizinhos, Valdereis Maciel, que tem um salão de beleza e está formalizada há dois anos, participou de palestras e agora diz que é só pôr em prática o que aprendeu. “Sempre tem conceitos, informações que a gente pode utilizar na nossa atividade. A gente investe nosso tempo e pode melhorar a nossa atividade”, comenta.
Para Luiz Carlos Trento, de Pato Branco, as informações trazidas nas palestras vão ajudar principalmente em questões sobre marketing e movimento de caixa. “Foi além do que eu esperava, porque as informações vieram sob medida para a minha necessidade. Valeu muito ter participado”, testemunha.
Desenvolvimento
Para o sucesso da Semana do Microempreendedor Individual, na região sudoeste, o Sebrae/PR contou com a presença forte dos parceiros como prefeituras e associações comerciais, por exemplo. Parcerias que têm o foco no desenvolvimento das cidades por meio dos micro e pequenos negócios.
O secretário de Indústria e Comércio de Chopinzinho, André Budine, acredita que a Semana do Microempreendedor Individual reforça o apoio aos empreendedores. “Prepara as pessoas para gerir um negócio, para empreender com mais segurança, para crescer, é um indicativo de sucesso para um empreendimento. E isso reflete diretamente na economia e no desenvolvimento dos municípios”, completa Budine.
Fonte: Ass. de Imprensa Sebrae/PR