19 de junho de 2016    271 views

COM APLICAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, MINIMERCADOS DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ AUMENTAM FATURAMENTO

 

Empresas que passaram pela primeira turma do programa Varejo Top Loja Minimercados, promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, apresentam evolução na estrutura e no volume de vendas

 

Nos anos de 2013 e 2014, o Sebrae/PR, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná (Fecomércio PR) e a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) promoveram, em Francisco Beltrão, a primeira turma do Varejo Top Loja Minimercados. Pensado para transformar os minimercados, por meio de capacitações e consultorias especializadas aos empresários da região, o programa teve nova turma iniciando em 2015. Os resultados positivos da primeira turma continuam aparecendo, mesmo passados 18 meses do final das capacitações.

 

Um bom exemplo é o supermercado Geittenes, em Ampére. O estabelecimento, fundado em 1993 por Luis Carlos Geittenes, foi reinaugurado nesta terça-feira, dia 14. O empresário credita ao Varejo Top Loja foi a razão das mudanças. “O programa vem ao encontro das necessidades das pequenas empresas. Recebemos treinamentos e consultorias em todas as áreas. Quanto mais informações, mais a gente cresce. Na verdade, reaprendemos a fazer a gestão do supermercado”, revela Luis Carlos Geittenes. O supermercado em Ampére mais que dobrou de área (passou de 450 m² para 1.100 m²) e conta, atualmente, com 28 colaboradores.

A consultora do Sebrae/PR em Francisco Beltrão, Jocelei Fiorentin, conta que o Varejo Top Loja Minimercados foi uma experiência desafiadora. “A primeira turma foi formada com a parceria efetiva da Rede Forte, além da Fecomércio PR, que sempre nos acompanha em todas as ações do varejo. O primeiro grupo voltado ao segmento de mercados deixou um legado”, atesta.

Jocelei enumera algumas conquistas, como a evolução de faturamento (algumas lojas alcançaram até 40%) e ocupações geradas. “As metas iniciais foram superadas, demonstrando crescimento superior ao previsto. Além disso, ficou visível o fortalecimento da integração entre empresários, a troca de experiências e a implantação de Inovações”, destaca a consultora do Sebrae/PR.

 

Crescimento mesmo

em meio à crise

Nas empresas associadas à Rede Forte que fizeram parte da primeira turma do programa, muitas mudanças continuam ocorrendo, como informa Denilso Baldo, diretor administrativo da rede.

“Os empresários perceberam que é possível crescer, que é possível conquistar objetivos através da experiência dos dois do Varejo Top Loja Minimercados. A maioria dos participantes apresentou bons resultados: alguns dobraram o faturamento, outros melhoram a gestão e parte fez ampliações. Na nossa visão, o programa deveria ser uma condição básica para os supermercados crescerem com segurança no varejo”, afirma o diretor administrativo da Rede Forte.

Denilso Baldo também relaciona outros casos de sucesso da primeira turma do Top Loja Minimercados, com os supermercados: Bocchi, de Clevelândia; Algeri, de Pranchita; Verdurão, de Barracão; Dall Acqua, de Marmeleiro; Rombaldi, de Mariópolis; Vivian de Enéas Marques; e Real, de Verê. “Todos estão revolucionando seus negócios, além, é claro, do supermercado  Geittentes. Se somarmos os investimentos dessas lojas com a criação do Super Atacado AS, para atender a Rede Forte, chegamos a mais de R$ 10 milhões de investimento”, testemunha.

Para o assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, responsável pela gestão dos projetos de Desenvolvimento Empresarial da federação, a continuidade dos resultados mesmo após a participação no Varejo Top Loja Minimercados era um dos objetivos quando da criação do programa. “Nossa intenção sempre foi de que os empresários dessem continuidade aos processos de melhoria. Eles saíram aptos a identificar os problemas em seus negócios e com capacidade para encontrar soluções”, analisa.

Paikan Salomon de Mello e Silva também mostrou contentamento pelas conquistas dos minimercadistas. “A Fecomércio PR trabalha para que as empresas prosperem, buscando a melhoria da atividade econômica no Estado. Podemos afirmar que os participantes da primeira turma são grandes empresários à frente de seus empreendimentos”, conclui.

Fonte: Assessoria
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual