28 de agosto de 2012 295 views
Neste sábado, dia 01, o curso de Engenharia ambiental do Cesumar vai dar início a um projeto de pesquisa para analisar o índice de degradação de sacolas plásticas biodegradáveis e oxibiodegradáveis utilizadas nos supermercados de Maringá, comparando com as sacolas convencionais.
Hoje todos os supermercados de Maringá usam essas sacolas e a maioria das marcas traz a informação de que o plástico vai se decompor em até seis meses, uma vez que a sacola, quando descartada, começaria a ser utilizada como nutriente pelos micro-organismos do meio ambiente. Então, essa sacolinha seria aos poucos digerida, algumas partes sendo corroída até a decomposição total, a destruição total do plástico.
O projeto de pesquisa tem como objetivo testar as sacolas disponíveis em supermercados de Maringá e identificar quais podem ser consideradas de fácil biodegradação.
As sacolas recolhidas nos supermercados serão enterradas e ficarão sob a ação do tempo pelo período de 6 meses e 1 ano. Ao término de seis meses, metade das sacolas será desenterrada e verificado o estágio de degradação, enquanto a outra metade será desenterrada um ano após. Sacolas convencionais também serão enterradas para comparação com as biodegradáveis.
O projeto será executado pelos alunos do segundo ano do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, sob orientação da professora Thaise Moser Teixeira.
Informações:
Início do projeto: 01/09 (sábado)
Horário: 8h
Local: área das estufas no campus (conhecida como Casa Verde) – entrada pelo portão 1, av, Guedner.
OBS.
Se tiverem interesse em fazer a matéria, favor entrar em contato conosco para agendarmos com a professora. Os alunos vão preparar as sacolas durante esta semana.