02 de agosto de 2012 286 views
Os acadêmicos do 3º ano de Artes e do 3º de Pedagogia viveram uma experiência de sensações na primeira semana de aulas deste segundo semestre. A professora Elaine Bonato propôs uma atividade de referência visual na disciplina de Educação Especial.
Em duplas os acadêmicos andaram pelos blocos da faculdade um com uma venda nos olhas e o outro acompanhando o colega. A intenção, conforme a professora, era fazer com que os acadêmicos tivessem a experiência de sentir as sensações que um cego sente e entender como os alunos deficientes visuais se organizam no espaço em que estão inseridos. A atividade também foi proposta para que os acadêmicos desenvolvam com os seus alunos.
Em um segundo momento, a professora orientou as duplas a trocarem as funções, aquele acadêmico que andou vendado passou a orientar o colega e vice e versa. Nessa ocasião a professora Elaine orientou os acadêmicos sobre a forma correta de conduzir um deficiente visual. O correto é o condutor ir na frente para retirar ou desviar os empecilhos sempre de braço dado com o cego que vai um pouco atrás.
Ela comenta que deixou as primeiras duplas sem a orientação da forma correta de condução para que ficassem livres e percebessem as dificuldades.
Legenda:
Inicialmente os acadêmicos conduziram os colegas vendados sem orientação da forma correta de condução e depois acompanharam corretamente
Fotos: Graziele Forest
Fonte: Assesoria de Imprensa