21 de maio de 2012 331 views
Projeto que envolve 35 lojas na Avenida Julio Assis Cavalheiro, em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, começa cronograma de treinamentos e eventos em 2012
O Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, iniciativa do Sebrae/PR em parceria com o Sistema Fecomércio/PR, inicia, na próxima quarta-feira, dia 23, o cronograma de capacitações para 2012 em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná.
Até dezembro, com a promoção de Natal, lojistas e equipes participarão de treinamentos, seminários e workshops que servirão para melhorar o desempenho das empresas participantes. O primeiro treinamento, nesta semana, envolve uma capacitação voltada a ferramentas de coaching, planejamento e mudança comportamental.
No seu terceiro ano de atividade, chamado de Alto da Julio, por compreender ações com 35 empresas estabelecidas no perímetro da Avenida Julio Assis Cavalheiro, entre a Travessa Frei Deodato até a Rua Luís Antonio Faedo, o Programa desenvolve projetos de revitalização de empresas e da rua, promove o associativismo, estimula o comércio local e o turismo de compras, e amplia a competitividade das empresas participantes.
“Os conteúdos trabalhados desde 2010 nas capacitações atendem diretamente à demanda das empresas. Isso traz mais resultados e tem uma ação mais rápida quando aplicados nas lojas”, justica Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR. Resultados admitidos pelos próprios empresários demonstram uma evolução média de faturamento de 10%, mais de 90% realizaram treinamentos para suas equipes, 80% introduziram novos serviços nas empresas e 80% dos lojistas investiram em decoração dos estabelecimentos comerciais.
“É importante destacar, além dos números, das melhorias nos processos de imagem visual das empresas, gestão e faturamento, o reconhecimento como um espaço atrativo proporcionando a sensação de segurança, bem-estar e conforto para os clientes e público interno das empresas do Alto da Julio, gerando com isso uma dinâmica de inovação no varejo local”, comenta Jocelei Fiorentin.
As capacitações também têm o reconhecimento dos empresários. Paralelamente às promoções e aos eventos, os treinamentos têm auxiliado os lojistas na melhoria da gestão e competitividade dos negócios. “É super importante para o empresário e suas equipes. Os conteúdos são específicos, a linguagem acessível e os instrutores trabalham de forma que podemos implantar novos conceitos e estratégias com mais praticidade, o que reflete na melhoria da loja”, testemunha Loacir Santos, empresário.
O empreendedor revela outro referencial do Programa em Francisco Beltrão, traduzido pela nova atitude dos lojistas. “Hoje os empresários estão de cabeça erguida com este Programa e a gente percebe a motivação e os investimentos realizados no perímetro. Se parasse onde está hoje, o Programa já teria sido de grande proveito. Mas, é claro, que a gente não quer parar e sim continuar neste rumo de crescimento”, pondera.
O empresário Fabio Watte destaca que 99% do que foi visto nos treinamentos do Programa podem ser aproveitados na empresa, seja nas inovações ou mesmo nos processos que já estavam implantados. “No nosso caso, como a empresa era nova, ajudou no amadurecimento, fortaleceu a gestão e promoveu as vendas. Acredito que o diferencial nos resultados sentidos pelos empresários está no fato de que a pauta veio de dentro para fora, ou seja, as capacitações e consultorias ocorreram da demanda dos próprios lojistas”, analisa.
O cronograma de 2012 envolve capacitações em liderança eficaz, venda com foco no cliente e diagnóstico operacional de loja; workshops direcionados para a contratação e seleção de equipes, além de treinamento para vendedores; seminários e promoção de final de ano. A proposta busca transferir conhecimento para que os empresários criem uma rotina de capacitação nos seus estabelecimentos, potencializem equipes e facilitem processos de seleção de colaboradores.
Em Francisco Beltrão, são parceiros do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR no Programa, a Prefeitura Municipal, Câmara da Mulher Empreendedora, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACEFB), Associação de Moradores e Comerciantes do Centro (AMOCCEN), Núcleo de Imobiliárias, Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana de Francisco Beltrão (IPPUB), Sindicom, Unimed, UTFPR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Associação de Potencialização dos Espaços Comerciais (APEC) e Universidade Paranaense (Unipar).
Fonte: Sebrae - Adriano Oltramari