Centenas de duovizinhenses participaram do mutirão de doação de sangue realizado na última terça, 14, na Casa da Amizade. A parceria entre o curso de farmácia da Unisep, Secretaria Municipal de Saúde, 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, clubes do Rotary e BRF, além de ajudar a melhorar o estoque do hemocentro, teve como principal objetivo a conscientização da população quanto a importância da doação, um ato de solidariedade que pode salvar vidas.
A Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela captação de doadores em Dois Vizinhos,GrazieliPedrussi, contouque a participação da população superou expectativas e foi maior do que a capacidade de atendimento, por isso muitas pessoas tiveram que realizar o agendamento para fazer a doação no Hemocentro de Francisco Beltrão em outra data. A Enfermeira contou que muitas pessoas têm interesse em doar, mas não sabem qual o procedimento. “ Sempre que alguém tiver interesse em ser doador, que venha até a secretaria de saúde e deixe o seu nome para agendamento na recepção. Temos disponíveisde duas a três datas por mês onde nos deslocamos até o Hemocentro de Francisco Beltrão levando os doadores”, explicou.
A responsável pela captação em Dois Vizinhos falou também sobre a possibilidade de novos mutirões. “ É possível que consigamos realizar novas ações como essa, queremos muito que isso seja frequente, porém não temos previsões para que o dia se repita, até mesmo porque o hemocentro de Francisco Beltrão, regional a qual Dois Vizinhos pertence, não realiza atendimentos externos. Digo isso para que a população entenda que o real trabalho de hoje é a conscientização”, frisou a enfermeira.
A Coordenadora do curso de farmácia da Unisep, Letícia de Cássia Tavares Thiesen, comemorou o sucesso da parceria e grande participação. “ A população atendeu o nosso chamado e diversas empresas enviaram grupos de colaboradores. Agradecemos aos que doaram, aos que agendaram doações e também àqueles que trabalharam para fazer as coletas”, relatou.