Cases de sucesso de empresários de Guarapuava que participam de núcleos e palestra com Alberto Stringhini fecharam o evento.
Elevar a competitividade e consequentemente a sobrevivência das micro e pequenas empresas é o objetivo principal do Empreender, um programa que busca incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais. Presente na ACEDV/CDL desde o ano 2000, através dos núcleos setoriais e multisetoriais, hoje a entidade conta com 14 núcleos ativos, o programa vem se fortalecendo cada vez mais e serve de referência para cidades da região. Com o objetivo de mostrar o trabalho realizado pelos núcleos e comemorar o Dia do Empresário, a ACEDV realizou na noite do dia 10 de outubro, o 2º Encontro do Empreender, no Chaplin Centro de Eventos.
Os diretores da pasta do empreender da ACEDV, Rodrigo Cabredo e Jackson Chitolina, agradeceram a presença dos mais de 200 empresários e convidados presentes, e ao empenho da entidade para a realização do evento. “Queremos agradecer a todos que disponibilizaram do seu tempo e vieram aqui conhecer um pouco do nosso trabalho com o programa empreender”, destacou Rodrigo.
“Queremos agradecer também ao empenho das colaboradoras da ACEDV, que não mediram esforços para que esse evento acontecesse, e dizer para você que estão aqui, obrigado pela presença, esse evento não existiria sem vocês”, complementou Jackson.
Das 18h às 19h os nucleados mostraram os trabalhos realizados por cada núcleo, durante uma rodada de negócios. Cada núcleo montou seu espaço para que houvesse interação entre os empresários nucleados e convidados, com o intuito de firmar novas parcerias, mostrar as empresas nucleadas e aumentar a visibilidade do segmento.
Cases de Sucesso
Após, os participantes puderam ouvir os cases de sucesso de dois empresários que participam do Programa Empreender na cidade de Guarapuava, Emerson Theodorovicz e Lara Sganzerla, que estavam acompanhados do consultor de núcleos, Marcos Henrique Adriano.
Os empresários falaram um pouco sobre como a participação nos núcleos ajudou na gestão de suas empresas, inclusive na conquistas de prêmios importantes como o MPE Brasil etapa Paraná. “Já fazem cinco anos que eu faço parte do núcleo multisetorial da mulher empresária e nesse trajeto em 2013 eu me inscrevi a primeira vez no MPE e todas as integrantes se inscreveram, para ver como nossas empresas estavam, para fazer uma avaliação, façam isso nos núcleos de vocês”, comentou a empresária Lara, que naquele ano não levou a premiação, mas que no segundo ano em que se inscreveu ficou na final. “Foram dois anos de muito trabalho e dedicação e o programa empreender me ajudou muito nisso”, concluiu a empresária.
Emerson, em sua fala, destacou o slogan do Programa Empreende “Unir Para Crescer”. “Cada núcleo que foi montado tem suas características específicas, tem suas dificuldades, e o que todos nós temos que ter na cabeça é a perseverança, as desculpas são mais fáceis, as ações são mais difíceis e os núcleos nos ensinam a perseverar”, falou.
Palestra
No dia 10 de outubro foi comemorado o Dia do Empresário, e para fechar o evento os organizadores trouxeram a palestra “Os desafios e oportunidades de ser empresário”, ministrada por Alberto Stringhini, engenheiro agrônomo e diretor da Sadia por 30 anos.