Programa do Sebrae/PR conta com 80 horas de capacitação e mais 34 horas de consultoria nas empresas; a primeira etapa aconteceu nos dias 15 e 16 de março
Representantes de oito micro e pequenas empresas de Chopinzinho, na região Sudoeste do Paraná, participaram da primeira etapa do programa Sebrae Mais Gestão da Qualidade nos dias 15 e 16 de março. Promovido em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho (Acec) e Prefeitura Municipal, o programa recebeu os participantes no auditório da Acec. A metodologiareúne soluções inovadoras projetadas para atender às necessidades das empresas e ganho de competitividade.
O Sebrae Mais Gestão da Qualidade está estruturado em cinco módulos (compromisso com o êxito; fundamentos da excelência; D-Olho na qualidade - 5S para pequenos negócios; parcerias eficazes; e processos - padronização e melhoria contínua). A consultora do Sebrae/PR, Dianalu de Almeida Caldato, observa que os representantes das empresas participantes terão 80 horas de capacitação, com dois encontros a cada quinze dias. “Os encontros serão intercalados com as consultorias. Serão mais 34 horas de consultoria personalizada, em que as micro e pequenas empresas colocarão em prática o que aprenderam na capacitação teórica”, detalha Dianalu.
Hermes Carlos Cenci é proprietário de um supermercado que está inscrito no Sebrae Mais Gestão da Qualidade. O empresário conta que o objetivo é buscar inovação e crescimento da empresa. “Temos muito a melhorar, com certeza. Por mais que a gente acompanhe as tendências, procure dar treinamentos aos colaboradores, e nós mesmos nos reciclarmos, sempre existem falhas a corrigir”, analisa. Cenci, que administra um supermercado que está em Chopinzinho desde 1977, considera que o programa oferece bom custo-benefício e acredita que os resultados finais serão positivos.
Parcerias fortes
A execução do Sebrae Mais Gestão da Qualidade conta com a parceria da Acec e da Prefeitura de Chopinzinho. O presidente da Acec, Álvaro Dênis Ceni Scolaro, entende que, “por se tratar de um programa avançado do Sebrae/PR, as empresas terão acesso a conhecimento aprofundado”. Scolaro acredita que as empresas participantes podem melhorar as práticasde gestão. “Principalmente a qualidade de seus produtos ou serviços, garantindo diferenciais frente aos seus concorrentes e através de inovações para enfrentar os desafios de mercado tão competitivo como o nosso”, define.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Chopinzinho, André Budine, salienta que o crescimento das empresas é benéfico para a comunidade. “Para gerarmos o desenvolvimento econômico do município, temos que visualizar a questão do avanço das tecnologias, do avanço dos empresários. Trabalhar com gestão dos conhecimentos é importante e essa transferência de conhecimento por parte doSebrae/PR contribuirá para que empresários possam melhorar nas suas atividades”, completa Budine.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.