06 de junho de 2012 333 views
A programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente movimentou a praça Presidente Vargas nesta terça-feira, dia 05 de junho. O evento realizado anualmente pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, reuniu alunos da rede de ensino e entidades da iniciativa privada, que durante o dia apresentaram projetos e desenvolveram atividades ligadas à educação e conscientização ambiental.
O prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó, pontuou a importância da conscientização da população para a preservação do meio ambiente e frisou, ainda, que o Município mantém um planejamento voltado a área ambiental. “Trabalhamos a questão da coleta seletiva, a destinação correta de resíduos, pela qualidade de vida e pelo desenvolvimento sustentável da nossa terra, dando continuidade ao nosso plano de governo”, pontuou.
Viganó também lembrou que duas grandes obras ambientais estão em andamento no Município, o novo aterro sanitário, com investimentos de R$ 2.550,395,76 e o parque linear e bacia de contenção, no valor de R$ 7.332.170,53, integrando Plano de Prevenção de Enchentes executado pela Prefeitura.
Na oportunidade, entre as atividades, houve recolhimento de pilhas, baterias, isopor, lixo eletrônico e latas de tinta usadas, partindo das ações continuamente desenvolvidas pela municipalidade em parceria com empresas locais. O ponto de coleta chamou atenção da população e mobilizou, ainda, empresas e condomínios residenciais do Município. Sirney Cardozo reuniu aparelhos eletrônicos no edifício onde reside e também da empresa em que é sócio, atitude que garantiu o destinação correta de impressoras, aparelhos de DVD, telefones, entre outros itens que não tinham mais utilidade.
Na casa do morador do bairro Pinheirinho, Floresbaldo Rochemback, a separação do lixo e de resíduos sólidos é uma prática comum. Além de fazer a reciclagem, a família costuma encaminhar pilhas e baterias a pontos de coleta, como aconteceu na tarde desta terça-feira, na praça Presidente Vargas. “Eu acho muito importante colaborar, porque estamos fazendo a nossa parte”, frisou Floresbaldo.
O secretário de Meio Ambiente de Pato Branco, Normélio Bonatto, frisa que no Município a destinação correta de resíduos sólidos dentro da chamada “logística reversa” agrega o trabalho de coleta seletiva de lixo reciclável. “Durante o evento, a população teve oportunidade de destinar corretamente materiais descartáveis e de conhecer as ações realizadas no Município, pois avançamos muito e hoje não há desculpa para não destinar corretamente o lixo na nossa cidade”, completou Bonatto. Em Pato Branco, também acontece o encaminhamento adequado de pneus, óleo de cozinha e embalagens de lubrificantes.
Escolas de Pato Branco também apresentaram ações desenvolvidas em prol da preservação da natureza. O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Alcides Benato, destaca que a educação ambiental está inserida no processo de ensino dos alunos da rede municipal. “Nossas escolas estão desenvolvendo projetos na área ambiental, envolvendo alunos e as famílias, refletindo na comunidade. Estamos formando crianças conscientes e ativas na sociedade, através de um trabalho multidisciplinar, pelo futuro dos nossos alunos”, avaliou Benato.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco