31 de maio de 2012 334 views
Na manhã de quarta-feira, 30, a SUDOTEC – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná, em parceria com o NURSE – Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial e a PEMA – Limpeza e Conservação reuniram empresários duovizinhenses para apresentação de um projeto de reciclagem do lixo eletrônico.
Na abertura do encontro o Presidente da Sudotec, Gilson Tedesco, comentou sobre a importância do envolvimento de toda a sociedade, já que os resíduos eletrônicos caso não descartados de forma adequada podem ser danosos ao meio ambiente e a própria saúde. Além disso, o projeto visa um envolvimento com entidades, como o CRAS, para a reciclagem dos materiais recolhidos. Além de produzir peças utilitárias e decorativas, o projeto estimula uma ocupação produtiva das pessoas que frequentam as entidades.
Segundo Lucineia Alves, professora do Projeto, a ideia foi lançada durante a Expovizinhos quando produziu o BigBoy, robô gigante que interagia com o público. A partir daí o projeto passou a ser desenvolvido dentro da Sudotec e inúmeras peças já foram criadas. A intenção é que elas possam ser produzidas em série e que o valor arrecadado com a venda torne o projeto autossustentável.
Na oportunidade Noroaldo Vilas Boas falou em nome do NURSE, que há aproximadamente dois anos teve a iniciativa de coletar o lixo eletrônico no município. O Núcleo também estará ativo nas ações do projeto.
Após se falar sobre as expectativas da iniciativa Luiz Fernando Pijack, Engenheiro Químico da Pema, empresa responsável pela coleta do lixo em Dois Vizinhos, defendeu a importância de dar um destino correto aos resíduos eletrônicos. Segundo ele é necessário fazer uma seleção dos componentes recolhidos destinando ao projeto somente a matéria prima que poderá ser utilizada para o artesanato ou robótica, sem causar danos à saúde. Já os resíduos com componentes tóxicos, devem ser encaminhados para um aterro industrial em Curitiba.
Segundo Perin, proprietário da Pema, a empresa está apta e licenciada para receber esse tipo de material. As peças recebidas, passíveis a reutilização, serão doadas ao projeto.
Na conclusão das explanações foi aberto um espaço para sanar dúvidas e debater sobre a viabilidade de manter este projeto em Dois Vizinhos, tendo em vista a coleta dos resíduos e a conscientização da população em realizar um descarte adequado.
Legenda foto: Professora Lucineia Alves apresentando peças produzidas a partir do lixo eletrônico
Fonte: Ankee - Publicidade e Eventos