06 de março de 2015    243 views

FUMACE DE COMBATE A DENGUE ESTÁ PASSANDO NO CENTRO NORTE


A redução do índice de infestação do mosquito da dengue é um compromisso constante da Secretaria Municipal da Saúde de Dois Vizinhos. Por meio da Vigilância em Saúde a aplicação do fumacê acontece como forma de cuidado para áreas onde foram notificados ou confirmados casos de suspeita de dengue. A aplicação já aconteceu na semana passada nos Bairros das Torres e São Judas e no dia 02, passou pelo Centro Norte.

Segundo Cristina Rocha Galvan, a coordenadora do Combate à Dengue da Saúde, o fumacê elimina o mosquito já adulto. “O fumacê, é um método de aplicação de inseticidas a baixíssimo volume. Os equipamentos lançam partículas químicas muito pequenas e que atingem extensamente a superfície do mosquito transmissor da dengue, eliminado o vetor quando já é adulto, diminuindo assim o risco de transmissão da doença”, explicou.

“O fumacê é um estratégia, mas só mata o mosquito adulto. As pessoas precisam se conscientizar que a melhor maneira de manter essa doença longe da comunidade é prevenindo a formação de criadouros. Nesse caso, ninguém melhor do que o próprio morador para fiscalizar a sua casa e mobilizar a vizinhança”, alertou o secretário de Saúde Claudiovanne Correa.

CUIDADOS
É recomendável que com a chegada do fumacê a população tome alguns cuidados, como cobrir alimentos expostos à mesa e abrir portas e janelas das casas. O ar deve circular dentro das residências para que o inseticida elimine o maior número de mosquitos.

A Vigilância ainda destaca que o inseticida não é prejudicial à saúde humana, mas pode causar reações de irritação em pessoas alérgicas ou muito sensíveis a produtos químicos. Por isso, alérgicos, idosos e crianças devem ficar distantes do contato direto com o fumacê.

MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS TEM DOIS CASOS CONFIRMADOS E MAIS DE 110 NOTIFICADOS

O município de Dois Vizinhos tinha até a última quinta-feira, 05, dois casos confirmados de Dengue. De acordo com o chefe do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Bogoni, notificados já são 115 casos. Para evitar o aumento de casos e de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, o Departamento está promoveu o Fumacê na cidade, que acontece em regiões onde são detectadas larvas do Aedes Aegypti.

A Secretária de Saúde está comunicando e solicitando colaboração da população em geral para essa luta contra a dengue, e sobre o assunto expediu a seguinte nota:

“O mosquito da dengue pode estar se proliferando aí na sua casa.
Ajude a manter nossa cidade livre dessa ameaça. Confira sempre se não há água parada em vasos de plantas, caixas d' água, garrafas pet e outras vasilhas. Limpe lotes, quintais e deixe que as agentes de saúde entrem e confiram possíveis focos.

São aproximadamente 70 casos suspeitos e dois confirmados até o momento.
Durante os próximos dias será realizado no município um fumace de proporções maiores e é imprescindível a colaboração da população para que a aplicação tenha o melhor resultado possível”.

Fonte: Assessoria e Tribuna dos Lagos
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual