19 de maio de 2016    226 views

 

NOVO SISTEMA DE EMISSÃO DE CARTEIRAS DE TRABALHO SERÁ IMPLANTADO NO PARANÁ

 

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) está mudando o sistema de emissão das carteiras de trabalho. O novo sistema será mais moderno e seguro para os trabalhadores. No entanto, durante o período de migração, haverá interrupção no serviço em algumas unidades do estado (leia relação abaixo). A mudança começa no dia 23 de maio e segue até 5 de junho, quando se inicia o período de testes e treinamento para os emissores usuários do sistema, incluindo prefeituras e sindicatos. Estima-se que aproximadamente 120 emissores serão treinados neste período.

A nova versão, chamada CTPS 3.0, terá verificação com a base de dados da Receita Federal, Caixa Econômica Federal e dos Correios, dando mais segurança ao processo de emissão dos documentos. Os trabalhadores terão as informações autenticadas no ato do atendimento, e em caso de discordância terá orientação para as correções necessárias. A confecção do documento continua de responsabilidade das unidades do Ministério do Trabalho, com prazo de entrega ao trabalhador de até 15 dias úteis.

Para a solicitação do documento será utilizado obrigatoriamente o kit composto por leitor biométrico para digitais, mesa para coleta de assinaturas e câmera fotográfica para registro na hora do atendimento. "A nova versão das carteiras de trabalho é um estímulo aos próprios trabalhadores pela agilidade, qualidade e maior segurança das informações sincronizadas por sistema eletrônico entre as entidades", ressalta o superintendente Luiz Fernando Favaro Busnardo.

A SRTE/PR avisa que o atendimento ao público terá interrupções, porém, os processos em andamento seguem sem alterações. A paralisação é necessária para a migração do banco de dados.

Locais que terão o serviço interrompido entre 23 de maio e 5 de junho:

Superintendência do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) - Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral paranaense; Agência Regional do Trabalho e Emprego (ARTE) Araucária; Agência Regional do Trabalho e Emprego (ARTE) Campo Largo; Agência Regional do Trabalho e Emprego (ARTE) Cornélio Procópio; Agência Regional do Trabalho e Emprego (ARTE) Francisco Beltrão;  Agência Regional do Trabalho e Emprego (ARTE) Paranaguá; Agência Regional do Trabalho e Emprego (ARTE) Paranavaí; Agência Regional do Trabalho e Emprego (ARTE) Pato Branco; Agência Regional do Trabalho e Emprego (ARTE) Santo Antonio da Platina; Agência Regional do Trabalho e Emprego (ARTE) São José dos Pinhais; Agência Regional do Trabalho e Emprego (ARTE) Toledo; Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) Foz do Iguaçu.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura e coordenador geral da Expocultura Dois Vizinhos 2016, Ivan Lovison, a expectativa é que praticamente toda a população será em algum momento público da Expocultura. Além disso, esse ano a temática do evento é “A colonização Italiana no Sudoeste do Paraná”, o que deverá aproximar mais a população dos variados eventos que serão oferecidos – a maioria deles, de forma GRATUITA a toda população. O Secretário de Turismo, Drayton Diefenbach, salientou que a Expocultura Dois Vizinhos 2016 deverá ser ainda maior que nos anos anteriores. Para os eventos que serão realizados no Centro Cultural e no Parque de Exposições, o público estimado é de mais de 15 mil pessoas. Mas a Expocultura não se restringe ao teatro a ao parque. Haverá apresentações de teatro, música e dança nas escolas, CMEIs, comércio, empresas, enfim, a Expocultura pretende chegar a todos os cantos da cidade.

Fonte: Assessoria
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual