Seleção para a Fispal Food Service foi feita pelo Sebrae/PR, por meio de chamada pública; pequenos negócios, com certificação de qualidade sanitária e boas práticas de gestão, terão a oportunidade de apresentar seus produtos a 50 mil visitantes
Treze micro e pequenas indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas paranaenses participam, entre os dias 14 e 17 de junho, da Fispal Food Service, a maior feira de alimentação da América Latina, realizada em São Paulo. Detentoras do Selo Alimentos do Paraná, essas empresas foram selecionadas por meio de edital aberto em março deste ano, pelo Sebrae/PR, e terão a oportunidade de expor seus produtos e realizar negócios no evento, que espera atrair mais de 50 mil visitantes.
Coordenadora estadual de agronegócio do Sebrae/PR, a consultora Andreia Claudino explica que o primeiro critério para participar da Feira era ter o Selo. A seleção dos participantes ocorreu com base nos melhores índices de gestão empresarial, segundo o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e nas exigências legais de segurança dos alimentos.
“Essas 13 empresas ficarão a Feira toda em um estande do Selo Alimentos do Paraná, onde farão prospecção de negócios com importantes restaurantes, bares, hotéis e similares que operam no ramo da alimentação. Todas as participantes têm algum diferencial de valor agregado, como alimentos funcionais, design diferenciado, qualidade premium ou gourmet”, explica.
Entre as selecionadas para a Fispal está a Naturefibras, de Curitiba, que produz uma média mensal de mil pacotes de alimentos destinados a celíacos, intolerantes e alérgicos em geral. Há 25 anos no mercado, a empresa familiar ganhou novo fôlego após a conquista do Selo Alimentos do Paraná, segundo o sócio-proprietário Zenas Muniz.
“O Selo traz credibilidade. É como um funcionário que ouve do chefe que seu serviço está bem feito, que seu procedimento é correto. A pessoa se enche de moral, se sente capacitada, e passa a produzir mais. Foi isso que o Tecpar fez, um serviço de inspeção e verificação externo, que atestou nossa qualidade, após ajustes de processos orientados pelo Sebrae”, conta.
Com quatro pessoas na equipe, Muniz garante que tem capacidade de aumentar a produção, caso volte de São Paulo com clientes de peso na mala. “Se a demanda exigir, vamos aumentar. O Selo é fundamental para isso. Nosso produto, agora, é avalizado, podemos conversar de igual para igual com as empresas. É algo que sozinhos não faríamos”, acrescenta.
Ao lado dos pais, do irmão e mais 11 funcionários, Rodrigo Cavalheiro produz cerca de 120 mil casquinhas de sorvete por mês, distribuídas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo. Agora, com o Selo Alimentos do Paraná, a Casquinhas Dishey, instalada em Piên, Região Metropolitana de Curitiba, espera ampliar o mercado para os estados do Sudeste do País. “Faz um mês que temos o Selo, mas, graças a esse certificado de boas práticas, conseguimos um cliente novo de Santa Catarina, que tem ISO e precisava de um fornecedor qualificado.”
Aproveitando a pausa da demanda nos meses mais frios, Cavalheiro conta que, no momento, a fábrica está focada em produzir amostras de casquinhas sem glúten e lactose para degustação na Fispal. “Andei pesquisando em outros países e ninguém faz isso. Existe o sorvete sem lactose, o doce de leite especial, mas ninguém pensou na casquinha. Nossa expectativa de fechar negócios em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo é grande. Inclusive, um senhor do Espírito Santo, que viu nosso nome nos materiais da Feira, já ligou interessado”, adianta.
Alimentos do Paraná
Promovido pelo Sebrae/PR, tendo Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação do Comércio (Fecomércio), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no comitê gestor, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) como avaliador, o Programa Alimentos do Paraná tem como objetivo melhorar os processos produtivos, aprimorar a qualidade e incentivar boas práticas de gestão em empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas, bem como prospectar negócios e tornar as empresas com o Selo competitivas no mercado nacional e internacional. Atualmente, 66 empresas possuem o Selo Alimentos do Paraná.
A relação completa dos negócios paranaenses que possuem o Selo, o catálogo com endereços para contato com as empresas e a lista das selecionadas para a Fispal podem ser conferidos no site oficial do Programa Selo Alimentos do Paraná www.sebraepr.com.br/seloalimentosdoparana.