22 de agosto de 2014 244 views
A Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho de Desenvolvimento Comunitário dos Bairros Concordia e Nossa Senhora de Lourdes apoiado pelo Instituto BRF, Sanepar, Limpeza e Conservação PEMA e Clube de Mães do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, realizaram na tarde da última sexta 15 de agosto, um intenso trabalho de limpeza em ruas do Bairro Nossa Senhora de Lurdes e no entorno da estrada vicinal saída para Fazenda Mazurana (Pr 473), às margens do Manancial de Abastecimento Público – Rio Jirau Alto.
Os objetivos da ação foram: retirada de lixos, entulhos, materiais inservíveis, deixados clandestinamente em locais inapropriados e principalmente de chamar a atenção da população para que não descarte lixo em local proibido, mas que encaminhe para reciclagem de forma ambientalmente correta.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente Edson Spiassi, o volume de lixo encontrado no local foi muito superior ao que era esperado pela equipe. O secretario relatou que “essa limpeza é importante para que o município e seus acessos permaneçam limpos, além do que, é imprescindível que não haja risco de qualquer tipo de contaminação as nascentes e ao manancial público”. Foram encontrados na ocasião móveis queimados, restos de roupas, descarte de propaganda de supermercados e lojas e até mesmo dois chassis de motos desmanchadas, motivo pelo qual, a equipe precisou chamar a Polícia Militar para registrar a ocorrência. “A população precisa se conscientizar que o desenvolvimento deve acontecer em nosso município sem poluir o meio ambiente e principalmente as nascente e rios,” finalizou.
O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Clair Antonelo, enfatiza que é necessária a colaboração da população. “Responsabilidade compartilhada conforme prevê a lei federal 12.305/2010, Reduzir-Reciclar-Reutilizar, ou seja, fazer acontecer o ciclo do produto na sua vida útil, fabricante-comerciante-consumidor, este útilmo devolve como matéria prima para a reciclagem viabilizando a fabricação de um novo produto, logística reversa, economizando energia elétrica, mão de obra e preservando os recursos naturais, acima de tudo praticando a sustentabilidade ambiental”. Argumenta Clair.
Voluntários da BRF participaram da ação, juntamente com os demais parceiros. Além dos objetivos ambientais coerentes a todos, a BRF também integra a comunidade dos Bairros Jardim Concórdia e Nossa Senhora de Lurdes em preservar o meio ambiente, e desenvolver ações voltadas a qualidade de vida de todos os moradores daquela região.
Ao final do trabalho conjunto a satisfação foi mútua em promover a sustentabilidade e a preservação ambiental, destacando a necessidade do consumo consciente e o encaminhamento de todo o lixo produzido lá em casa ou na empresa de forma ambientalmente correta, ou seja, devolvendo a reciclagem, com isso dar a natureza o respeito que ela merece, objetivando melhor qualidade de vida de toda a população.
Fonte: Assessoria