A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho não pode mais ser considerado um problema do individuo e de sua família. Pelo contrario, as políticas atuais preconizam cada vez mais a participação da esfera pública nesse tema. Ao incluir uma pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, a sociedade proporciona não apenas a execução de direitos previstos em lei. Mas também um motivo para lutar e amenizar as dificuldades que enfrenta diariamente por suas limitações. Essa é uma maneira de estar reconhecendo sua importância na sociedade, bem como dando oportunidades iguais no mercado de trabalho tão competitivo como o nosso nos dias de hoje. É com base nisso que dizemos: incluir socialmente uma pessoa com deficiência consiste em não somente privilegiá-la, mas sim dar IGUALDADE DE OPORTUNIDADE de acesso ao mercado de trabalho, não fazendo de suas limitações um requisito para diferencia-la das demais pessoas. Sendo assim, a Agência do Trabalhador, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Conselho Municipal do Trabalho em convenio com o ministério do trabalho, aproveitando a data de 25 de setembro, Dia D – Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados, realizaram um evento nas dependências da Vizivali, com o objetivo de incentivar a todos os empresários que criam condições e oportunizam a entrada de pessoas portadoras de necessidades especiais ao mercado de trabalho formal.
Se fizeram presentes o Prefeito Municipal Raul Isotton, a chefe do escritório SEDS de Francisco Beltrão Francieli Schimits, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e de Turtismo Drayton Diefenbach, Adriana Azevedo – Gerente da Agencia do Trabalhador, empresários, além de representantes e alunos de instituições como APADV e APAE.
Logo após o cerimonial de abertura, o palestrante Cleiton Basso emocionou os participantes com suas palavras e especialmente com a apresentação de um vídeo elaborado pelo Departamento de Imprensa da Prefeitura, mostrando a potencialidade dos profissionais com deficiência no município.
Segundo Adriana Azevedo, gerente da Agência do Trabalhador de DV, o objetivo maior é o de sempre ampliar o horizonte, tanto do empresariado quanto do próprio portador. “Precisamos acreditar, o empresário acreditar no talento do portador, que pode superar qualquer deficiência e o próprio deficiente, reconhecer que a partir do momento em que busca a superação, deixa para trás a vulnerabilidade e tem uma vida mais satisfatória”, concluiu.
O Prefeito Raul Isotton também falou sobre a satisfação em participar de um momento como esse e da importância da conscientização dos empresários do nosso município em acreditar nas potencialidades das pessoas com deficiência. “Pois é do nosso objetivo incentivar a inclusão cada vez mais desses colaboradores em nosso município, ao basearmo-nos na ideia de que, sim, o diferente pode ser igual no mercado de trabalho; por que não?”.