24 de maio de 2012 337 views
Com a presença do secretário das Atividades Produtivas da Região da Emilia-Romagna, Gian Carlo Muzzarelli, grupo acompanhou, na última quarta-feira, dia 23, um balanço do trabalho de cooperação realizado entre a entidade e a região italiana, conhecida pelo forte desenvolvimento com base no apoio às micro e pequenas empresas
Empresários e lideranças empresariais da Região da Emilia-Romagna cumprem agenda oficial no Paraná. Eles integram a maior missão internacional italiana já realizada no Brasil e que reúne representantes de 15 regiões e 250 empresas italianas, de 21 a 25 de maio em diversas cidades do País, dentre as quais Curitiba.
Na última quarta-feira, dia 23, a comitiva italiana, comandada pelo secretário das Atividades Produtivas da Emilia-Romagna, Gian Carlo Muzzarelli, esteve na sede do Sebrae/PR, na Capital. O grupo participou de uma reunião técnica com conselheiros da entidade, integrantes da Diretoria Executiva e gestores de projetos de cooperação desenvolvidos entre o Sebrae/PR e a região italiana, desde julho de 2008, quando da instalação de um escritório de representação da Região Emilia-Romagna no Paraná.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, enfatizou a importância do encontro, com a presença de representantes da Região da Emilia-Romagna. “Esta parceria é, talvez, o mais belo exemplo de cooperação e tem dado excelentes resultados, porque tem como foco o fortalecimento do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas. Estamos aprendendo uns com os outros e ganham nossos empresários, nossos produtores”, avaliou Alan Costa.
Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio/PR e membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, lembrou o início da aproximação entre o Sebrae/PR e representantes da região italiana, conhecida pelo forte desenvolvimento com base no apoio às micro e pequenas empresas e na cultura do associativismo, ainda em 2006, quando exercia o cargo de presidente da entidade.
Piana destacou o trabalho de troca de conhecimento e experiências no sentido de fortalecer a cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros e, também, na formação de líderes cooperativistas. “Aquele fruto plantado vem apresentando resultados fantásticos para ambos os lados. E acho que ainda temos muita coisa para avançar na questão das micro e pequenas empresas”, disse o conselheiro do Sebrae/PR, que observou, ainda, a forte descendência de italianos no Paraná como um facilitador nos processos de cooperação.
Na avaliação do secretário das Atividades Produtivas da Emilia-Romagna, Gian Carlo Muzzarelli, os quatro anos que marcam o início dos projetos realizados em conjunto com o Sebrae/PR e a Região da Emilia-Romagna são positivos. “Sobretudo, a partir dos laços de amizade e de relações humanas, que são fundamentais para os passos de reciprocidade e que geram benefícios. A experiência da Região da Emilia-Romagna é importante, por exemplo, na similaridade no âmbito das agroindústrias no fomento à qualidade. É preciso colaborar, colaborar e colaborar”, enfatizou Muzzarelli.
Ainda de acordo com o secretário das Atividades Produtivas da Região da Emilia-Romagna, há sempre a necessidade de se trabalhar melhor. “A competição é, a cada dia, mais difícil. Nossa tarefa é fortalecer as relações, os contatos e as oportunidades. E eu tenho certeza que será uma boa colheita”, observou.
Balanço
O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, fez um balanço do processo de cooperação entre a entidade e a Região da Emilia-Romagna, nos últimos quatro anos, em seis eixos temáticos com atuação nos setores do agronegócio, Tecnologia da Informação (TI) e vestuário, no desenvolvimento de lideranças cooperativistas, na consolidação de Sociedades de Garantia de Crédito e na criação de um Sistema de Inovação.
“Para o Sebrae/PR, a parceria é muito importante, porque a Região da Emilia-Romagna é um benchmarking em questões como a cultura da cooperação e na cultura à qualidade na produção e nos serviços, além do apoio aos pequenos negócios. Os primeiros contatos acontecerem em 2006 e oficializamos a parceria em 2008, com a instalação de um escritório de representação da região italiana na sede do Sebrae/PR, um modelo de aliança produtiva e exitosa”, enfatizou Agostini.
No setor do agronegócio, o diretor de Operações do Sebrae/PR destacou a colaboração para o desenvolvimento de um programa da entidade para fortalecer as agroindústrias, na parceria em termos de referência, nas certificações e nos processos de indicação geográfica e de rastreabilidade, além de consórcios agroalimentares e o envolvimento de 250 produtores, empresários e técnicos capacitados, principalmente no foco em garantir qualidade na produção do alimento.
“Há ainda o processo para contribuir na elaboração de um plano de modernização da Centrais de Abastecimento (Ceasa), em Curitiba, com a transferência de tecnologia do Mercado de Bologna. Estamos desenvolvendo um projeto para dinamizar a cadeia produtiva dos hortifrutigranjeiros na Região Metropolitana de Curitiba, na qual a qualidade e a segurança alimentar são essenciais”, disse.
No setor de TI, Agostini citou a aproximação para acordos de cooperação técnica e tecnológica, a realização de missão de prospecção para conhecer atividades de apoio e desenvolvimento das micro e pequenas empresas, encontros de negócios na Itália, aproximação com universidades italianas e, ainda, a participação paranaense na R2B (Research to Business), que acontecerá em junho de 2012, em Bologna.
“Com o Programa de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, que começou em 2008 e foi o primeiro desenvolvido conjuntamente, vocês têm recebido líderes cooperativistas do Paraná”, observou. A iniciativa já contou com a participação de 75 executivos de cooperativas afiliadas à Ocepar/SESCOOP, técnicos do Sebrae/PR e da Ocepar/SESCOOP. As capacitações ocorreram em Curitiba, Brasília, Alemanha, Itália, Argentina, Canadá e Estados Unidos.
No setor do vestuário, Agostini destacou a participação da Região Emilia-Romagna em três edições do principal evento de moda e negócios do Paraná, o Paraná Business Collection, bem como o intercâmbio com entidades-referência do setor na Itália, além de missões empresariais na Itália e no Brasil e, também, a visita de dirigentes da CNA Federmoda ao “Paraná criando moda”, em Maringá, e APL de Malhas de Imbituva.
Um modelo consolidado na Região da Emilia-Romagna para a concessão de recursos financeiros para as micro e pequenas empresas também foi destacada pelo diretor de Operações do Sebrae/PR. “As Sociedades de Garantia de Crédito já funcionam há 40 anos na Região da Emilia-Romagna e nós estamos inaugurando essa fase no Paraná. Já temos cinco Sociedades de Garantia de Crédito no Estado, sendo que três já estão em operação. Para consolidar esse modelo, contamos com informações e o conhecimento de técnicos da Emilia-Romagna”, observou Agostini.
Para o desenvolvimento de um Sistema de Inovação, o diretor de Operações do Sebrae/PR destacou o intercâmbio da Região Emilia-Romagna e o Governo do Paraná, a promoção do Estado como região atrativa de investimentos, a construção de uma rede de inovação no Paraná, missão técnica do Paraná para a Emilia-Romagna e, ainda, o estreitamento de relações entre instituições de Maringá e a região italiana.
“A modalidade de abrir um escritório de representação da Emilia-Romagna no Paraná funcionou muito bem, por ser uma região para a transferência de tecnologia. Por isso, renovamos a parceria com a Região da Emilia-Romagna por mais um ano. O Sebrae/PR é como se fosse a extensão da casa de vocês”, ressaltou Agostini.
Ao todo, 15 representantes da região italiana acompanharam a reunião técnica realizada na sede do Sebrae/PR, que, além da presença do secretário das Atividades Produtivas da Região da Emilia-Romagna, Gian Carlo Muzzarelli, contou com a presença de dirigentes do governo da região, da Confindustria (entidade que representa micro e pequenas indústria italianas), do Mercado de Bologna e empresários do setor de logística.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias no Paraná - Giselle Ritzmann Loures