18 de outubro de 2012 292 views
No Fomenta, especialistas debatem, em Curitiba, oportunidades de negócios nas compras governamentais realizadas pelos governos federal, municipal e estadual, com a preparação do Mundial
O aquecimento da economia, com as obras para a Copa do Mundo de 2014, deve aumentar a participação de micro e pequenas empresas no fornecimento de bens e serviços em compras governamentais. A avaliação é de Rafael Castro, analista técnico do Sebrae Nacional, que acompanha, em Curitiba, a realização do Fomenta – Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, que acontece nesta quarta-feira, dia 17, e segue nesta quinta-feira, dia 18.
O evento traz como diferencial, nesta edição, a temática Copa do Mundo, ao propor um debate sobre as compras públicas realizadas pelos governos federal, municipal e estadual e que terão impacto em setores como a construção civil, tecnologia da informação, turismo e agronegócio, com a realização do Mundial.
Rafael Castro atua em ações previstas no Programa Sebrae 2014, iniciativa desenvolvida pelo Sebrae para ajudar empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas a identificarem oportunidades de negócios antes, durante e após o evento esportivo, nas 12 cidades-sede.
“Eu acredito que a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais deverá aumentar com a realização da Copa, que está fomentando tanto o setor privado quanto o público, porque o governo demandará por iniciativas em torno da mobilidade urbana, por exemplo ”, afirmou Rafael Castro.
Segundo dados do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet), as micro e pequenas empresas, que faturam, no máximo, até R$ 3,6 milhões por ano, tiveram, nos seis primeiros meses de 2012, uma participação de 36% no fornecimento de bens e serviços para o governo federal. Do total das compras públicas, cerca de R$ 4,3 bilhões foram realizadas com empresas de pequeno porte.
Weniston Abreu, analista do Sebrae Nacional que coordena a realização de edições do Fomenta, em todo o País, também acredita no aumento do fornecimento de bens e serviços nas compras governamentais, com a realização da Copa do Mundo. No evento, em Curitiba, ele ressaltou que, para potencializar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas, é preciso quebrar alguns paradigmas.
“O primeiro é que o governo é mau pagador e não é”, observou Weniston Abreu. Ainda na avaliação dele, informação é peça-chave para que os empresários tenham condições de avaliar as compras governamentais como um potencial mercado.
“O empresário precisa conhecer as oportunidades e como acessá-las, bem como se preparar para atender o governo. O Fomenta é um estopim para contribuir no aumento da participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas”, ressaltou.
Na abertura do Fomenta, o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, destacou que, no Estado, cerca de 400 pequenos negócios já participam das ações promovidas pelo Programa Sebrae 2014, em seis setores da economia.
“Dentro dessa perspectiva nacional, de aquecimento da economia, o Sebrae não poderia deixar de fazer parte desse time, que está preparando as empresas para o mercado. Esse dinamismo da economia eleva o grau de competitividade das empresas, porque, ao vender para o governo, elas se qualificam e se preparam, o que ajuda no desenvolvimento do Estado”, observou Agostini.
O Fomenta Sebrae 2014 segue nesta quinta-feira, dia 18, com a realização de um talk-show, moderado pela jornalista Mara Luquet, com representantes de instituições financeiras, que apresentarão produtos e serviços disponíveis para os pequenos negócios, como linhas de crédito.
Ainda na quinta-feira, serão realizadas rodadas de negócios, encontros de oportunidades nos quais empresários terão condições de conversar com gestores responsáveis pelas áreas de compras e licitações em empresas públicas e privadas, em setores impactados diretamente com a preparação do Mundial, como construção civil, turismo, agronegócio e Tecnologia da Informação (TI).
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Fonte: Giselle Ritzmann Loures - Agência Sebrae de Notícias no Paraná