TECSUL

20 de setembro de 2012    305 views
Evento realizado nesta quarta e quinta-feiras, em Pato Branco, trouxe palestras e workshops que relacionaram a criatividade para inovar e ganhar competitividade



A segunda fase do Tecnologia e Inovação no Sudoeste do Paraná 2012 (Tecsul) e Encontro de Administração do Sudoeste do Paraná (EnASP) trouxe no seu encerramento, na última quinta-feira, dia 13, uma programação com dois workshops e evento científico realizados no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e no escritório Regional do Sebrae/PR, em Pato Branco.



Com o tema “Economia criativa: compartilhando ideias, inovando negócios”, o evento realizado na quarta e quinta-feiras, reuniu acadêmicos, pesquisadores e empresários que discutiram como inovar para ganhar competitividade e atrair clientes em tempos de mercados globalizados e padronização de produtos.



O workshop com Lala Deheinzelin (especialista mundial em economia criativa) contou com a participação de 45 pessoas. Lala explicou que a definição tradicional de economia criativa, que engloba alguns setores como moda, artes, designer e arquitetura, difere da sua conceituação.



“Isso deveria ser nomeado como indústria criativa. Considero como economia criativa o que é baseado em intangíveis. Você tem uma economia tradicional que gera riqueza a partir de terra, ouro, petróleo, bens, enfim, tudo que é tangível. A economia criativa seria um paralelo, aquilo que gera riqueza em negócios intangíveis”, explicou.



Lala citou como exemplo uma empresa de cosméticos brasileira, cujo valor dos produtos vem pelos intangíveis. “O valor vem pelo tipo de relação de vendas, vem pelo fato da empresa utilizar recursos naturais, dentre outros. Toda a área de software, turismo, tudo isso é economia criativa”, ponderou.



Para a especialista, a economia criativa é estratégica para o futuro. “Por serem intangíveis, são recursos que não se esgotam, que não se consomem com o uso, mas que se multiplicam com o uso. Além disso, as atividades ligadas a intangíveis, que são ligadas ao conhecimento, à criatividade, à gestão, à experiência, são atividades que geram resultados econômicos e também trazem resultados sociais, ambientais e culturais”, completou.



Sobre o TecSul, Lala disse que a Tecnologia de Informação (TI) é pura economia criativa. “Vocês produzem uma quantidade brutal de conhecimento, este conhecimento vai ter sentido, quando ele for mais aplicado, quando ele se somar a outros,” disse.



A segunda atração do dia foi o workshow com Thedy Corrêa, vocalista da banda gaúcha Nenhum de Nós. Usando a música como pano de fundo, Thedy traçou paralelos entre estilos musicais e formas de organização em empresas. Com o organograma de uma banda (baterista, baixista, guitarrista, tecladista e vocalista), o músico ilustrou alguns perfis bem conhecidos de profissionais em empresas.



“A fala começa com a mudança de visão do ambiente, depois a mudança de visão do seu papel, a tua capacidade de inovar dentro deste papel e, por fim, a tua capacidade de exercer uma liderança dentro desse papel. São quatro estágios”, explicou Thedy.



O vocalista do Nenhum de Nós também falou sobre inovação. “O workshow tem como subtítulo ‘soluções criativas’, inspirado na necessidade das pessoas que trabalham num meio tão competitivo, na necessidade de abrir a mente para enxergar o seu papel dentro do ambiente de trabalho”, disse. “Eu faço uma proposta em que as pessoas trabalham a sua imagem profissional, com critérios e ideias baseados na música, que é uma coisa que todo mundo conhece também”, completou.



Para Thedy, a chave está na mudança de paradigma. “Fazer as coisas do mesmo jeito qualquer um faz. Porque existe o histórico de já ter sido feito, testado e funcionado. Agora, quando tu precisas soluções criativas, tu tens que buscar onde a solução estiver. E, às vezes, não está só naquela fonte de conhecimento usual”, observa.



No workshow, Thedy Corrêa cantou grandes sucessos do Nenhum de Nós, como “Camila, Camila” e “Você vai lembrar de mim”.



O Tecsul 2012/2ª Fase foi uma realização do NTI/APL TI Sudoeste PR e do Sebrae/PR, com apoio da Prefeitura de Pato Branco, Pato Branco Tecnópole, Parque Tecnológico Binacional, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade Pato Branco (Fadep), UTFInova, Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ItecPB) e empresas de tecnologia.
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual