22 de março de 2013 281 views
A sessão extraordinária realizada na última quinta-feira, dia 21, em Dois Vizinhos foi marcada pela participação dos professores da rede publica municipal, que lotaram o plenário. Em discussão o Projeto de Lei de executivo que concedia reposição salarial de 7% sobre os vencimentos dos servidores públicos. Porém o vereador Professor Dirsio (Bolinho), havia apresentado uma emenda ao projeto em que os professores também teriam direito da reposição dos salários.
Durante todo o dia o prefeito Raul tentou manobras políticas para que o vereador tirasse a emenda ao projeto inclusive ligou para alguns vereadores da oposição pedindo para que eles votassem contrários a emenda, mas como não obteve êxito, durante a sessão o líder do prefeito na Câmara, vereador Gelson Lindner retirou o projeto da pauta o que revoltou os professores presentes que saíram vaiando o vereador pela atitude.
Segundo as discussões na Casa de Leis os professores haviam recebido uma reposição neste ano, mas de acordo com o vereador Carlinhos Turatto o que foi votado e aprovado para os professores neste ano foi à readequação dos salários ao piso nacional o que é uma Lei Federal e não tem nada haver com a reposição anual concedida aos servidores e professores.
Os vereadores do grupo situacionista se baseavam na argumentação de que o vereador não pode propor um projeto que demande de despesas no executivo, porém o projeto de aumento veio da prefeitura para a Casa de Leis e o vereador apenas apresentou uma emenda ao projeto.
“A lei diz que a iniciativa destes projetos deve ser do executivo, mas propor emendas cabe a nós vereadores e foi isso que fizemos”, disse Dirsio em seu pronunciamento.
O vereador líder da oposição, Zé Carlos Ventura, salientou que o município tem condições de reconhecer o trabalho dos professores e pagar essa reposição salarial, visto que o prefeito Raul tem concedido gratificações de até 100% a companheiros políticos. “Vir aqui dizer que o município não está em condições de pagar essa reposição aos professores é uma vergonha, por que o prefeito tem sido bem generoso com seus companheiros políticos que já estão ganhando até 100% de gratificações”, destacou Zé Carlos.
Agora retirado de pauta o projeto não pode mais voltar para discussão na Câmara e os servidores poderão receber o reajuste através de decreto do prefeito. Já alguns professores que acompanhavam a sessão anunciaram que vão cobrar uma posição do sindicato da categoria e existe a possibilidade de greve nos próximos dias se não forem contemplados pelo prefeito.
Legenda: O plenário estava lotado de professores que ficaram revoltados com a atitude do líder do prefeito em retirar o projeto da pauta.
Fonte: Nilton Almeida - Assessor de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Dois Vizinhos