DOIS VIZINHOS

18 de julho de 2012    308 views
Durante a última terça-feira, 10 de julho, diversas autoridades da área de saúde estiveram reunidas em Dois Vizinhos para discutir e avaliar as ações de combate à dengue desenvolvidas pelo município. A reunião aconteceu nas dependências do ESF Central (antiga Clínica da Mulher), com a participação do secretário municipal de Saúde, Dr. Janino Hablich e sua equipe; do Conselho Municipal de Saúde; do Comitê de Combate à Dengue; dos Agentes de Saúde e da Dengue; da Vigilância em Saúde de Dois Vizinhos e representantes da 8ª Regional de Saúde, de Francisco Beltrão.
Esse trabalho de acompanhamento das ações em nível de município faz parte de um cronograma pré-estabelecido pelas autoridades sanitárias e visa identificar problemas que possam, eventualmente, comprometer o controle da doença. O monitoramento constante dos potenciais ambientes de abrigo e disseminação de vetores da dengue é fundamental para que as autoridades possam manter o controle da situação, por isso a discussão levantou diversos pontos que merecem atenção especial. Situações como imóveis fechados, que não permitem a visita e a vistoria pelos Agentes da Dengue; a falta de capina e manutenção em terrenos baldios, que podem abrigar objetos que acumulem água; o descarte clandestino de entulhos e lixo de toda natureza, entre outros, preocupam as autoridades responsáveis pelo setor.
Como a dengue representa uma ameaça para toda a sociedade, é justo que seu enfrentamento também seja uma responsabilidade de todos, e não apenas do poder público. Assim, o engajamento da comunidade é indispensável para que o problema seja resolvido ou, ao menos, minimizado. Em breve, novos encontros serão realizados com o objetivo de envolver todos os segmentos da sociedade na busca por soluções relacionadas, por exemplo, aos depósitos clandestinos de lixo e à poluição de córregos, riachos e rios que cortam a cidade.


Legenda: Dr. Janino Hablich (segundo, da esquerda para a direita), secretário municipal de Saúde, participa, com sua equipe, de reunião sobre a dengue com representantes da 8ª Regional de Saúde.
Fonte: Assesoria de Imprensa
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual