SEBRAE

28 de abril de 2012    315 views
Vencedora na Categoria Serviços, empresa de Francisco Beltrão levou prêmio que registrou mais de 58 mil inscrições em todo o País



“As micro e pequenas empresas podem e devem utilizar ferramentas de gestão e planejar o seu crescimento. Este foi o nosso aprendizado.” A frase do empresário Sérgio Capra, diretor da Megasult, empresa de Francisco Beltrão que venceu a edição nacional do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas no ano de 2011, traduz alguns dos resultados obtidos pela pequena empresa nos últimos meses, após a decisão de participar do Prêmio. A Megasult venceu na Categoria Serviços.



O objetivo do MPE Brasil, que na edição 2011 registrou mais de 58 mil inscrições, é reconhecer o empenho de micro e pequenas empresas na gestão de qualidade, com resultados consistentes, como o aumento da produtividade e competitividade. O Prêmio considera a qualidade da gestão, a capacidade empreendedora e os resultados alcançados pelas organizações a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Os vencedores foram avaliados por 66 examinadores voluntários.



Para obter reconhecimento nacional, a Megasult investiu na gestão participativa e buscou apoio de colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros para promover a constante melhoria dos seus processos. Depois de aderir ao MEG, a pequena empresa beltronense melhorou a imagem diante do público interno, clientes e da comunidade. O empreendimento presta serviços nas áreas de contabilidade, consultoria de gestão, consultoria gerencial, consultoria tributária e societária, sistemas e marcas e patentes.



Sérgio Capra diz que a participação no MPE Brasil era uma meta no planejamento da empresa desde 2009, quando se registrou a primeira inscrição no Prêmio. “No primeiro ano, não fomos classificados, mas recebemos o relatório de avaliação e adquirimos conhecimento do sistema MEG. Em 2010, participamos com um pouco mais de conhecimento. Recebemos a vista dos auditores e fomos finalistas na etapa regional. Ano passado, mais preparados, conseguimos vencer na fase regional, no Estado e na final nacional”, lembra o diretor da empresa.



O empresário afirma que, em 2010, só o fato de estar entre as finalistas na etapa regional bastou para motivar uma nova participação. “Quando recebemos o relatório de avaliação, analisamos a pontuação obtida, principalmente quais critérios que poderíamos melhorar. Envolvemos toda a equipe, fizemos o planejamento para o ano de 2011 e traçamos vários planos de ação em cada critério exigidos pelo MPE Brasil, o que surtiu efeito para a premiação e para a empresa”, testemunha Sérgio Capra.



Reflexo na empresa

Por ser um prêmio que valoriza e prioriza a excelência na gestão, o MPE Brasil faz com que as empresas se preparem para a disputa, o que reflete também no cotidiano das organizações. No caso da Megasult, os reflexos positivos apareceram interna e externamente. “Tivemos várias melhorias, das quais destacamos um maior comprometimento da equipe, um controle eficientes dos processos por meio de indicadores implantados para monitoramento dos resultados e, externamente, a empresa ganhou visibilidade, pois passou a ser uma referência com o Prêmio nacional”, completa.


A Megasult foi criada em 1996 e iniciou atividades com três funcionários. Hoje, com 50 colaboradores, é um exemplo de que uma empresa do interior pode alcançar bons níveis de qualidade em gestão. “Quando definimos metas, analisamos as necessidades dos clientes, participamos da sociedade, definimos as estratégias e planos com o envolvimento da equipe de trabalho, padronizamos os processos e, sempre em busca de informações conhecimento, obtemos resultados positivos. Assim, teremos bons níveis de gestão com qualidade.”



Para o consultor do Sebrae/PR, Sabino Oltramari, a conquista da empresa estimula a participação de mais empresas da região sudoeste já em 2012. A final regional já tem local definido, será no município de Realeza. “A empresa mereceu reconhecimento porque mostrou que a qualidade não está ligada somente a produto, mas também à gestão empresarial e ao grande desafio que é a gestão de pessoas. O papel do MPE Brasil é justamente provocar os empresários para que avaliem seus empreendimentos”, explica o consultor.



Em 2011, na região sudoeste, 708 empresas inscreveram-se no MPE Brasil. Destas, nove finalistas concorrem à premiação regional e três se classificaram para a etapa estadual. O MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht.



No Paraná, a premiação é realizada em conjunto pelo Sebrae/PR e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Copel e Itaipu Binacional, e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).
Fonte: Sebrae - Adriano Oltramari
 
 
 

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