EDUCAÇÃO

02 de agosto de 2014    254 views
Foto: A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Tânia Nicaretta, com Júlio Cesar Furtado, que abriu a série de palestras do IX Seminário Educacional de Dois Vizinhos.

Contando em sua programação com palestras por profissionais da educação de renome no cenário estadual e nacional, aconteceu na segunda-feira, 28 e terça-feira, 29, no Centro Cultural Arte Vida, o IX Congresso Educacional de Dois Vizinhos.

A abertura dos trabalhos foi marcada pela explanação de dois excelentes temas por professor Júlio Cesar Furtado, Reitor do Centro Universitário UNIABEU, do Rio de Janeiro, graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia, autor de vários livros, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba; mestre em Educação pela UFRJ; pedagogo; psicólogo; professor de Geografia; diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana-Cuba.

No primeiro deles - “Afinal quem manda aqui? Poder e Liderança na Sala de Aula”, ele enfocou as dificuldades que o professor encontra hoje para exercer o poder em sala de aula, manter a atenção e fazer com que as crianças realizem o que é necessário. A dificuldade do professor para lidar com a diversidade em sala de aula, foi também um dos tópicos ressaltados pelo professor Furtado em sua palestra. E visando reforçar sobre a possibilidade das diferenças atuarem juntas, ele fechou apresentando os Clip´s de uma orquestra sinfônica e de uma banda de rock.

Na segunda palestra – “Professando o que, professor? Júlio Cesar Furtado que é também Pós-graduado em Orientação Educacional, especialista emTerapia e Dinâmica de Grupo (Gestald) e em Programação Neurolinguística (PNL), enfatizou sobre o sentido de ser um professor hoje e as escolhas que o educador necessita fazer conscientemente ou mesmo, às vezes, inconscientemente. Professor Júlio César Furtado levou os participantes no IX Congresso Municipal de Educação a refletirem sobre o que é preciso fazer para tornar um pouco mais simples o trabalho do educador. Sobre a necessidade de aprender a lidar com as diferenças, ele comentou “Talvez esse seja o nosso maior desafio nesses tempos atuais”. Como mensagem final o palestrante deixou a frase -“Ser professor é crescer como gente, através do desempenho profissional e, crescer profissionalmente através do desempenho como pessoa. “A gente fala isso para que o professor lembre: - não posso ser professor separado de pessoa, como pessoa. Pois na verdade do que eu sou como pessoa é como educo o aluno. Logo, essas coisas não podem ser separadas, nunca!”
Parte de publicação do professor Júlio César Furtado, com o título “Crescer como professor sendo gente e crescer como gente, sendo professor”.

“...educar é, em última instância, incentivar a auto descoberta. E para que isso seja possível, precisamos substituir a censura pelo apoio e criar um clima para uma conversa aberta que favoreça o autoconhecimento e a superação das dificuldades através da potencialização das forças e do controle estratégico das fragilidades. É essencial, também, aprender a adiar prazer num mundo que convida o tempo todo à satisfação desenfreada. É também parte inseparável do ato de educar, o desenvolvimento de habilidades essenciais à sobrevivência num futuro próximo. Dentre essas habilidades, destacam-se a autonomia, a seletividade, a flexibilidade, a interação, a serenidade e a resiliência. É fundamental ajudar os alunos a desenvolver a educação da vontade. Está mais do que provado que o que nos move não é a inteligência, mas a vontade. Uma pessoa muito inteligente, mas fraca na administração de sua vontade não sai do lugar. Por outro lado, alguém de inteligência média, mas com alto potencial de domínio de sua própria vontade, atinge seus objetivos com relativa facilidade.

Uma das principais necessidades de reconfigurarmos urgentemente as relações educativas é o fato de vivermos, hoje, numa sociedade com baixíssimo índice de maturidade emocional e com elevado índice de carência afetiva. Numa sociedade assim, passa a ser frequente o pavor de não ser amado e surge a dificuldade de se olhar para a criança e para o jovem com olhos de educador, ou seja, com os olhos de quem já superou todos os conflitos típicos dessas fases do desenvolvimento humano. Aliado a tudo isso, a crise de valores que assola nosso mundo em transição nos impede de ter certeza quanto à atitude certa a tomar.

Somos reféns da dúvida, da culpa e do sofrimento que ambas acarretam. Somente mergulhados por inteiro na tarefa de educar é que conseguiremos fazer a diferença nos destinos de nossas crianças e jovens.
(Publicação do professor Júlio César Furtado
- Encontro Temático 2014 - Expoente).

Sobre o futuro da educação no Brasil
Perguntado pela reportagem do Jornal Tribuna dos Lagos ao final de sua palestra, sobre como vislumbra a educação do futuro no Brasil, professor Júlio Cesar Furtado assim respondeu: “As escolas precisam descobrir outra maneira de organizar as turmas, que não seja mais pela homogeneidade, porque isso não mais está funcionando. A questão da intercessão da família junto à escola também precisa ser repensada, pois sem o complemento de casa, como hoje já é fundamental, a educação no futuro ficará comprometida. Assim, será cada vez mais importante a presença da família dentro da escola”.

O professor fez palestra também na Vizivali, na noite da segunda-feira, 27, quando falou aos pais dos acadêmicos sobre o papel por eles exercido nos tempos de crise.

Sequência da Programação
Na segunda-feira, à tarde, houve a palestra “Comprometimento como um relevante fator de diferenciação” com Dalmir Sant´ Anna, de Piçarras/SC. No segundo dia do evento, os palestrantes foram Geraldo Peçanha de Almeida, de Curitiba, que abordou o tema “Professor Inesquecível” e José Osmar Carolino da Silva, de Curitiba, que palestrou à tarde sob o tema “A Elegância Comportamental Escolar”.

Participaram do Congresso, professores de Dois Vizinhos e da região como São Jorge D´Oeste, Francisco Beltrão, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata, Boa Esperança do Iguaçu e Salto do Lontra.O objetivo do evento foi o de fazer com que os professores reflitam sobre o seu dia-a-dia em sala de aula, sobre os desafios que enfrentam para repassar os conhecimentos e desenvolver, através das crianças, uma sociedade mais educada e ativa, além de renovarem suas didáticas.

AVALIAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Tânia Nicaretta, avaliou positivamente o IX Congresso Educacional de Dois Vizinhos, uma vez que ele superou as expectativas.”Tivemos um grande público, formado por profissionais da área da educação de Dois Vizinhos e vários municípios da região,todos em busca do mesmo objetivo “tornar a docência mais humanizadora”, como sugerido no tema do congresso. Foram muitas as reflexões, que nos levaram a repensar a prática diária para torná-la cada vez mais significativa”, disse ela para o Jornal Tribuna dos Lagos.

O evento contou também com, Dalmir Sant´Anna, palestrante comportamental, com conteúdo direcionado para o desenvolvimento humano. Apresenta uma proposta diferente de capacitação, que transpõe o conceito de palestra motivacional.

Geraldo Peçanha de Almeida, escritor de literatura infantil e de livros pedagógicos para pais e educadores com mais de 40 títulos publicados. Vez ou outra, ele escreve seus sonhos e reflexões em livros de auto conhecimento. É coordenador de Pós-Graduação do Grupo UNINTER, em Curitiba, no Paraná. Já foi professor da UFPR: Universidade Federal do Paraná. Trabalhou para o Grupo Positivo, Grupo OPET, FGV: Fundação Getúlio Vargas e MEB/CNBB: Movimento de Educação de Base da Confederação dos Bispos do Brasil. Atua ainda como consultor de Redes de Ensino Municipais e Estaduais

José Osmar Carolino da Silva, de Curitiba - professor de curso de pós - graduação, palestrante motivacional, com atuação efetiva no sul do país.
Fonte: Jornal Tribuna dos Lagos - Jornalista Marins
 
 
 

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