31 de julho de 2014 499 views
Um termo de concessão de uso de área para a construção de uma CGH – Central Geradora Hidrelétrica no Rio Dois Vizinhos foi assinado na manhã desta segunda-feira (14), entre a prefeitura e a empresa Construnível, que pretende investir cerca de R$ 4 milhões para a geração de até 700 kw de energia.
Segundo Cleber Leite, diretor geral da Construnível e engenheiro responsável pelo empreendimento, serão iniciados agora os estudos de topografia, análises ambientais, florestais e de engenharia, cálculos hidráulicos, mecânicos, entre outros, visando a obtenção junto ao IAP (Instituto ambiental do Paraná) da licença de instalação, o que deve demorar até 18 meses para a liberação.
As águas do Rio Dois Vizinhos serão utilizadas pela usina, na área cedida pelo município, que fica nas proximidades do antigo Moinho Pagnoncelli, ao lado da foz do Rio Jirau, onde no início da história do município já houve uma pequena usina. O local também é próximo a estação de tratamento de esgoto.
Cleber Leite esclarece que, apesar da usina ser de porte muito pequeno, o investimento será de aproximadamente R$ 4 milhões, trazendo também muitos benefícios locais na sua construção, tanto com a mão de obra profissional e técnica, que é contratada localmente, fomentando comércio e serviços no município, como também posteriormente, com a geração de empregos e divisas para o município.
A energia produzida por usinas deste porte é vendida ao sistema de distribuição, para posteriormente chegar ao consumidor final.
Compromissos
De acordo com o termo de concessão, para fazer uso da área de 9.000m², a empresa se compromete a devolver 01 barracão de 1.000,00m² em alvenaria, erguido e coberto no prazo de 05 anos, a ser edificado em local indicado pela administração municipal.
A empresa terá um prazo de 12 meses após a aprovação ambiental para proceder à implantação da usina, com o compromisso de gerar 20 empregos na fase de projetos e licenciamentos, 28 empregos diretos e cerca de 150 indiretos na fase de construção. Já na fase de operação, a usina deverá contar com um operador, além de utilizar esporadicamente os serviços de até oito profissionais para manutenção.
A Construnível Construtora tem sede em Xanxerê e foi fundada em 24 de janeiro de 2008, se especializando em vários empreendimentos, incluído os de pequenas usinas.
O Prefeito Raul Isotton disse estar muito feliz com a parceria: “Essa é mais uma das boas notícias que temos em nosso município nesta nova fase que estamos começando a viver. Esperamos que a licença ambiental seja obtida e assim teremos este belo empreendimento em Dois Vizinhos”, disse o prefeito.
O Diretor do Departamento de Indústria e Comércio Jucemar Bragato também se mostrou satisfeito com a vinda da empresa para o município porque fomentará o progresso trazendo muitos benefícios, como empregosa toda população.
Entenda o que é uma usina CGH
Central Geradora Hidrelétrica (CGH) é uma usina hidrelétrica de pequeno porte que gere ate 1.000 KW de potência e de reservatório de ate 3 KM², sendo uma alternativa para geração de energia de baixo custo.
Segundo a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, em 2011 eram 331 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) em operação no Brasil. Essas mini usinas, com capacidade instalada de até 1 Megawatt (MW), tem capacidade instalada de 188,7 MW e representam 0,17% da matriz energética brasileira.
Em 1998, 21 centrais estavam registradas com uma potência total de 11,56 MW. Em 2011, Santa Catarina era o estado com maior número de CGH em operação, com 77 empreendimentos, seguida de Minas Gerais, com 73, e Rio Grande do Sul, com 36. O Mato Grosso ocupava o quarto lugar, com 29 centrais, enquanto que São Paulo possuía 28.
Fonte: Assessoria