25 de julho de 2012 306 views
Nesta quarta-feira, dia 25, acontecerá a aula inaugural do Programa de Capacitação Avançada (PCA) da Prefeitura de Pato Branco, às 18h, na Escola Municipal Maria Jurema Ceni. O programa será uma capacitação com 920 horas de duração, equivalente a dois anos, ofertada gratuitamente aos professores da rede municipal de ensino de Pato Branco. A primeira turma será composta por 30 professores, que poderão aprimorar a formação profissional e ainda progredir de nível no Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
As 920 horas de capacitação serão divididas em aulas presenciais, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos em sala de aula e também estágio curricular. Ou seja, mesmo antes de ser concluída, a capacitação refletirá em sala de aula, como adianta o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Alcides Benato. “Além da formação continuada que desenvolvemos anualmente, também estamos oferecendo uma capacitação avançada, para manter nossos professores na rede municipal, aprimorando cada vez mais o ensino ofertado às nossas crianças”, pontua o secretário.
O prefeito Roberto Viganó destaca a importância do programa. Para ele, a oferta da capacitação valoriza os professores e contribui no ensino destinado aos alunos da rede municipal de ensino. “Nossos professores estão tendo oportunidade de se aprimorar enquanto educadores, de forma gratuita. Esse curso representa um grande avanço pela qualidade da nossa educação”, ressaltou.
Ao longo do curso serão ministrados quatro módulos, que abordarão eixos da educação fundamental, como a organização do trabalho pedagógico, metodologia cientifica e planejamento multidisciplinar de projetos. A coordenadora do PCA, Juliana Tumelero, explica que a capacitação avançada representa uma grande conquista da categoria. “Esperamos que esse programa continue na próxima gestão, para atendermos mais professores. Todo programa de melhoria de qualidade na Educação depende visceralmente da qualificação dos professores”, avalia.
O processo de seleção dos docentes aconteceu em maio deste ano. De acordo com a coordenadora do PCA, foram considerados aspectos como tempo de serviço, avaliação funcional, titulação, entre outros. Juliana lembra, ainda, que o nível de capacitação do PCA é válido somente na rede municipal de ensino de Pato Branco.
Nesta gestão, além da implantação do PCCS para os professores da rede municipal, houve reposição integral da inflação, equivalência no valor das aulas extraordinárias, aumento no número de referências, de 10 para 12, adoção do piso nacional (com aumento real acima da inflação), licença especial, acesso imediato ao nível correspondente à graduação e capacitação gratuita para todos os professores.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco