Afeto, Família e Psicologia

12 de julho de 2013    304 views
Como tornar as semanas longe da escola divertidas para as crianças e pré-adolescentes, e não exaustivas para os pais? Ainda mais que geralmente estes dias não há férias no trabalho, o que exige algumas estratégias de ação para ajudar a escapar da dupla TV + INTERNET 24h. O jeito é criar as possibilidades:
- Preparar o estoque da geladeira e armários, com alternativas saudáveis e práticas, para serem devoradas, ou até preparadas pelos filhos. Sanduíches, bolos, saladas de frutas, sucos coloridos, bolachas em formatos inusitados...
- Que tal brincar de escola? Pode soar uma ideia estranha para as férias, mas as crianças adoram, é a rotina que elas conhecem, e podem se imaginar adultos. Vale também a brincadeira de escritório, de loja... propôr estas ideias, e munir a casa com materiais, ajudam as crianças a soltar a imaginação. Às vezes umas revistas velhas , tesoura e cola rendem uma tarde!
- Estimular amizades, contactar colegas, vizinhos ou filhos de amigos, que podem se visitar. Pode-se criar um sistema de “rodízio de casas”. Quem sabe só um dia de folga do trabalho para receber amiguinhos dos filhos em casa possa acontecer? Uma data a ser gravada na memória da família.
- Para pré-adolescentes fica a ideia de criar um filme caseiro, um álbum de fotos decorado, escrever um livro de histórias, fazer um teatro ou um circo, a liberdade de criação é deles!
- Livros, filmes, jogos de tabuleiro, bicicleta, corda, teatro de fantoches, bola, boneca... a lista seria maior que o espaço para este texto, o que vale é brincar!
E para aqueles que vão acionar o 0800-TITIA ou www.vovó.vovô.com também dá para ajudar com ideias e materiais para este período!
BOAS FÉRIAS!

Gisele Cristina Voss
Palhaça e Psicóloga CRP-08/ 18117
Psicoterapia Familiar e Individual
Aulas deTeatro
Studio Giane Bellé
(46) 99080708
[email protected]
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual