31 de agosto de 2012 288 views
Limagrain Guerra Ingrédients produzirá matéria prima de bioplástico
Pato Branco será a primeira cidade da América do Sul a ter uma usina de resina à base de milho para produção de plástico biodegradável. O lançamento da pedra fundamental da Limagrain Guerra Ingrédients, a Biolice Brazil, aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 29, com a presença do governador do Paraná, Beto Richa, do prefeito Roberto Viganó, autoridades e lideranças políticas do Estado, bem como diretores do empreendimento, que é uma parceria entre a pato-branquense Sementes Guerra e o grupo francês Limagrain.
Segundo o diretor-executivo da Sementes Guerra, Ricardo Guerra, a matéria prima produzida pela usina será responsável pelo “biolice”, um polímero biodegradável a base de cereal de milho, que se degrada em aproximadamente 126 dias, enquanto uma sacola de plástico comum demora 100 anos para desaparecer do meio ambiente. “Pato Branco levará novas alternativas de um produto, agregando valor à matéria prima e preservando o meio ambiente. Essa é a evolução do agronegócio e o nosso compromisso com a comunidade”, afirmou Ricardo.
O governador Beto Richa pontuou que o empreendimento recebeu incentivos fiscais do programa Paraná Competitivo, destacando que a parceria entre a empresa paranaense e a francesa promoverá desenvolvimento econômico e sustentável na região Sudoeste. “A indústria de plástico biodegradável atrairá novos investimentos para a região, gerando empregos e impacto positivo no agronegócio paranaense, além de propiciar a transferência da tecnologia utilizada na produção das sacolas. Estamos valorizando o conceito de responsabilidade e sustentabilidade social” afirmou Richa.
O presidente da Limagrain, Manuel Rubió Pallé, disse que o apoio do governo do Estado foi muito importante para viabilizar o investimento. “Quando começamos a sondar as possibilidades no Brasil, olhamos três outros estados, mas o Paraná confirmou ser a melhor opção”, disse.
O prefeito Roberto Viganó ressaltou a importância da parceria, que além de agregar valor a agricultura do Sudoeste do Paraná, também gerará empregos. “Um grupo francês escolheu Pato Branco para instalar uma unidade, em parceria com a empresa de uma família pato-branquense, que há mais de 30 anos está fazendo a sua história, uma história que vai ficar para a eternidade”, completou Viganó.
Estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental da Limagrain Guerra Ingrédients, anda, o presidente da empresa Sementes Guerra, Luiz Fernando Guerra, o secretário da Agricultura Norberto Ortigara, o deputado federal Fernando Francischini, os deputados estaduais Valdir Rossoni, Ademar Traiano, Rose Litro e Nereu Moura.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco