SEBRAE

01 de junho de 2012    291 views
Evento prossegue até quinta, dia 31, com palestras e minicursos abordando temas sobre desenvolvimento tecnológico regional, inovação de hardware, políticas de segurança e privacidade de informações



O primeiro dia do Tecnologia e Inovação no Sudoeste do Paraná (Tecsul) 2012 e do Encontro de Administração do Sudoeste do Paraná (EnASP) mostrou que o empreendedorismo do futuro está no comércio digital, no chamado e-commerce. A abertura do evento, ocorrida na noite desta terça-feira, dia 29, no Teatro Municipal Naura Rigon, em Pato Branco, contou com palestra de Flávia Marcon, gerente comercial e responsável pela coordenação do Programa de Desenvolvimento de Melhores Vendedores do MercadoLivre.com no Brasil.



O público de acadêmicos e docentes das instituições de ensino superior de Pato Branco e empresários acompanhou a explanação com o tema “MercadoLivre – Boas práticas no e-commerce” e conheceu o cenário do comércio digital no País. Os números apresentados por Flávia Marcon impressionam e evidenciam o crescimento do segmento. Segundo ela, as vendas pela internet cresceram 26% em 2011, com relação ao ano anterior, resultando R$ 18,7 bilhões de faturamento no período. Para 2012, a expectativa do setor é faturar R$ 23,4 bilhões, 25% a mais que no ano passado. “O e-commerce mostra a que veio, está crescendo a cada ano essa projeção vem sendo cumprida.”



Para Flávia Marcon, empreender pela internet é um caminho aberto e o número de consumidor digital também aumenta, tornando-se cada vez mais seleto e chegando a todos os níveis de consumo. “Cerca de 32 milhões de pessoas já compraram, ao menos uma vez, pela internet”, apresentou. Usando como exemplo o MercadoLivre.com, a especialista apontou que o comércio online também apresenta elevada adesão como fonte de renda, oportunizando geração de emprego. “Atualmente, 134 mil pessoas têm o Mercado Livre como fonte de renda, número que deve chegar a 180 mil pessoas neste ano. São empreendedores que estão faturando e, principalmente, gerando empregos”, ressaltou.



Num momento onde ascensão do e-commerce caminha no mesmo ritmo da internet, o MercadoLivre.com assume a liderança, sendo o site de compra e venda mais acessado no País, estando entre os 11 principais endereços eletrônicos visitados, atrás apenas de sites de busca, informação e principais redes sociais. Para Flávia Marcon, o diferencial do portal está na democratização do acesso ao comércio eletrônico. “Você pode comprar, vender ou só anunciar. Por isso, hoje o Mercado Livre é completo, oferece todas as ferramentas para você começar pequeno e competir como um grande, crescendo com qualidade”, avaliou.



Na oportunidade, Flávia Marcon também apresentou boas práticas para vender um produto na internet, com dicas de logística, atendimento e estratégias de marketing que, segundo ela, podem levar um empreendedor de pequeno porte ao sucesso. “São dicas simples para começar de maneira certa, para se fazer um marketing de qualidade”, frisou. Flávia Marcon adiantou, ainda, que o MercadoLivre.com em parceria com o Sebrae, atualmente, trabalham numa novidade de e-commerce, para que empreendedores possam expandir seus negócios.



Setor é evidenciado



Na cerimônia de abertura do Tecsul 2012, representantes das entidades promotoras e autoridades locais ressaltaram o papel do setor tecnológico em Pato Branco e região sudoeste. Para o vice-prefeito de Pato Branco, Daniel Cattani, o Tecsul contribui para fomentar a produção tecnológica no Município. “Vamos completar 60 anos em 2012 e temos a virtude de ter descoberto a tecnologia da informação, para somar ao comércio e à produção agrícola. Hoje, o setor tecnológico contribui diretamente para o desenvolvimento da nossa economia”, completou.



Cattani também frisou que o objetivo da administração municipal é dar condições para o desenvolvimento do setor e apoiar os novos empreendedores. “O Poder Executivo está preocupado e empenhado para dar condições para que os jovens possam desenvolver o seu potencial no Município, porque precisamos produzir, consumir e vivenciar a tecnologia”, destacou.



Para o consultor do Sebrae/PR, Sabino Oltramari, o evento traduz o momento vivido em Pato Branco e Região, dentro do contexto da tecnologia. “A região sudoeste passa por uma fase de inserção no processo de inovação, das faculdades às empresas, o que já começa a gerar oportunidades de negócios e desenvolvimento. Por isso, o Tecsul e o Enasp são importantes para difundir essa cultura tecnológica e trazer para discussão temas pertinentes, como é o caso do e-commerce, da segurança das informações, entre outros”, completou.



O vice-presidente do Núcleo de Tecnologia da Informação/Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (NTI/APL) e coordenador para Pato Branco, Carlos Manfroi, observa que o Tecsul é um evento consolidado e de grande importância para o setor empresarial de TI da região. “O Tecsul reúne palestras e minicursos que contribuem para a qualificação de mão de obra. Tecnologias e novas tendências são abordadas por profissionais de renome nacional, o que é uma grande oportunidade para os acadêmicos”, analisa. Manfroi ainda destaca que os estudantes têm acesso às informações em Pato Branco, sem precisar ir a outras regiões, em geral capitais como Curitiba e São Paulo.



O Tecsul 2012 segue até esta quinta-feira, dia 31, e contempla ainda a Semana Acadêmica da Área de Informática, com palestras e minicursos. O evento é uma realização NTi/APL TI Sudoeste PR e Sebrae/PR, com apoio da Prefeitura de Pato Branco, Pato Branco Tecnópole, Parque Tecnológico Binacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Faculdade Pato Branco (Fadep), Sicredi, Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ItecPB) e empresas de tecnologia.
Fonte: Sebrae - Adriano Oltramari
 
 
 

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