18 de julho de 2012 295 views
Dentro de uma programação que visa o melhoramento genético do rebanho leiteiro de Dois Vizinhos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos passa a distribuir sêmen sexado aos produtores cadastrados no PIA – Programa de Inseminação Artificial.
Ao todo, foram adquiridas pelo menos mil doses de sêmen das raças holandesa e jérsei, da empresa Lagoa da Serra, especializada em genética internacional.
Segundo o médico veterinário Edison Pin, as doses do material serão aplicadas, preferencialmente, em novilhas de primeira gestação, devido à maior taxa de concepção, desde que atendam a normas como padrão sanitário, genético, de conversão e escore corporal.
De acordo com Pin, a probabilidade de nascimento de fêmeas é de 85% a 90%, conforme estatísticas do Dairy Bulls – centro de registro internacional de touros com alto padrão genético.
Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Agricultura estará disponibilizando aos produtores, técnicos e inseminadores, uma cartilha contendo todas as informações necessárias para se obter o melhor aproveitamento do sêmen sexado.
Nos últimos anos, o município de Dois Vizinhos tem se destacado, em nível regional, no melhoramento genético do seu rebanho leiteiro. Com isso, além do aumento na produtividade, os lucros têm sido cada vez maiores aos produtores cadastrados no PIA.
Fonte: Assesoria de Imprensa