SEBRAE

22 de maio de 2012    323 views
Com o apoio do Sebrae/PR, 27 empresas do Estado participam da Business IT South America (BITS); evento realizado em Porto Alegre reuniu mais de 180 empresas, de 18 países



Com uma comitiva de 27 empresas, o Paraná marcou presença na segunda edição da Business IT South America (BITS), uma das maiores feiras de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do mundo, realizada entre 15 e 17 de maio, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre.



O Sebrae/PR apoiou a ida de empresários de todo o Estado que estão organizados por meio de Arranjos Produtivos Locais (APL). Os participantes tiveram oportunidade de atualizarem-se profissionalmente, trocarem conhecimento, fecharem parcerias e negócios, além de propiciarem maior visibilidade para suas empresas. De acordo com a organização, nos três dias do evento, quase 10 mil executivos e empresários passaram pela BITS.



O coordenador estadual de Tecnologia da Informação e Software do Sebrae/PR, Emerson Cechin, frisa que a presença do Paraná na BITS contribui para a construção de alianças necessárias para o desenvolvimento do setor. Segundo ele, a organização do setor no Estado foi destaque no evento, e mostrou a força paranaense na produção de software.



“A proposta do apoio foi a expansão e a concretização de novos negócios entre as empresas paranaenses e os players internacionais. Durante os painéis, os empresários do Paraná conheceram as últimas tendências do setor. As rodadas de negócios, das quais participaram, trouxeram chances de parcerias e de novos negócios”, destaca.



Sergio Yamada, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) Paraná, considerou como ponto alto do evento a possibilidade das empresas do Estado manterem contato com empresas internacionais. “O contato com as empresas de outros países foi muito positivo para os empresários do setor. Os temas das palestras despertaram insights nos participantes”, afirma.



Leonardo Matt, presidente do APL de TI de Curitiba e empresário da Solusoft, considera que os empresários do setor devem participar, pelo menos, de dois encontros desses ao ano para que fiquem atualizados e sintonizados com o que ocorre no mercado. “Além das palestras, uma série de empresas e organizações apresentaram seus produtos e serviços em um pavilhão de exposições, onde os visitantes puderam conhecer um pouco do que tinham a oferecer.”



Outra oportunidade que Leonardo Matt notou no evento foram os encontros de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras que demonstraram interesse em conhecer a expertise do Brasil em TI e entender as formas de se estabelecer parcerias. Como empresário, Matt conta que teve a oportunidade de falar com mais de dez empresas de países como Argentina, Bolívia, Alemanha, Peru, Polônia, Portugal e Romênia.



“Algumas dessas empresas demonstraram grande interesse em ser um VAR (Revendedor de Valor Agregado) dos produtos BXB da Solusoft, complementando os softwares que desenvolvem com um recurso de BI (Business Intelligence). Outras empresas, inclusive, possuem interesse em atuar como distribuidoras”, detalhou o diretor da Solusoft.



Sobre a BITS



A BITS 2012 contou com os seguintes setores de exposição: Business TI e infraestrutura de TI; Bancos e finanças; Comunicações B2B; Internet 2.0; Navegação, Transportes e Logística; Setor Público; Conferências; Distribuição e revendas; Telecom e mobile; Software e serviços.



O evento teve presença de 183 empresas, de 18 países (Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Malta, México, Paraguai, Peru, Portugal, Romênia, Suíça e Taiwan). Em 2013, o Centro de Eventos da FIERGS recebe a BITS, de 14 a 16 de maio.
Fonte: Sebrae - Adriano Oltramari
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual