11 de junho de 2012 364 views
Com a presença do prefeito Zezinho Ramuski, diversos secretários municipais, diretores de departamentos, lideranças comunitárias e convidados, a comunidade de São Miguel do Canoas recebeu da administração municipal, na última sexta-feira, 8 de junho, a liberação do uso do poço artesiano e da estação de tratamento, que passam a fornecer água de excelente qualidade a várias famílias daquela localidade.
Uma parceria entre o município de Dois Vizinhos e o governo federal, através da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), viabilizou uma verba superior a R$ 103.000,00 e permitiu a perfuração de um poço artesiano e a construção de uma estação de tratamento de água, além da rede de distribuição – com mais de 12 quilômetros de extensão – que atenderão a 37 propriedades rurais, proporcionando maior segurança e qualidade de vida a essas famílias, que, a partir de agora, passam a consumir água adequadamente tratada, livre de ameaças à saúde.
O poço, com aproximadamente 270 metros de profundidade, foi perfurado na propriedade do agricultor Leonildo Giacomini, que fez a doação da área onde foi instalada a estrutura que vai fornecer água para as propriedades que fazem parte da associação de usuários. Essa doação foi feita à prefeitura, através de um documento que dá ao município o controle da área e o direito de exploração da jazida, por um período de 20 anos. Giacomini se diz feliz por colaborar com os demais moradores da comunidade, uma vez que não se considera dono da água dali retirada. Além disso, entende que a instalação da estrutura só lhe trará benefícios, como a valorização da propriedade.
Outro a elogiar a iniciativa da administração municipal foi o presidente da comunidade, Sr. José Frissak. Segundo ele, “é muito importante pra toda a comunidade, porque, apesar de nós termos bastante água aqui no interior, essa água não é tratada e pode estar contaminada. Agora, com a estação de tratamento, a gente pode ficar tranquilo, porque a gente sabe que a água é de boa qualidade”, comemora. Da mesma forma, o presidente da associação de usuários do poço artesiano, Valdir Zanella, falou em nome dos demais beneficiários do projeto e agradeceu ao prefeito Zezinho pela preocupação em oferecer mais este importante benefício à comunidade.
Em seu pronunciamento o prefeito Zezinho Ramuski destacou a importância dos investimentos de sua administração no interior do município, justificando que ali estão os alicerces da economia de Dois Vizinhos, por isso a sua preocupação em buscar parcerias com órgãos governamentais que possibilitem melhorias para essa área, a exemplo da que estava sendo entregue naquele dia. Zezinho Ramuski adiantou que nos próximos dias a comunidade de Linha Marília receberá estrutura semelhante, que já está praticamente pronta. O prefeito informou ainda que há projetos da mesma natureza em andamento para beneficiar diversas outras localidades do interior, num grande esforço para oferecer água tratada para um grande número de famílias do campo.
Legenda: Prefeito Zezinho Ramuski e moradores da localidade de São Miguel do Canoas durante inauguração do poço artesiano e estação de tratamento e distribuição de água
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Dois Vizinhos