18 de julho de 2012 326 views
A implantação da Central de Controle Semafórico em Pato Branco será concluída nos próximos dias. A previsão do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran) é que o sistema comece operar até a próxima terça feira, dia 24, trazendo mais mobilidade ao trânsito do Município e contribuindo na fluidez das vias com a chamada “onda verde”, onde os condutores poderão trafegar pelos cruzamentos com sinal aberto alinhado por maior tempo.
Desde a semana passada está acontecendo a instalação do servidor junto ao Depatran e do sistema de comunicação nos 37 cruzamentos que possuem sinalização semafórica no perímetro urbano do Município. A próxima etapa será a configuração do software e alinhamento de tempo entre os semáforos. Uma capacitação também será ministrada aos agentes do Depatran para que, então, o sistema comece a ser operado, mantendo o sincronismo dos semáforos 24 horas por dia.
Além de melhorar a mobilidade nas vias, essa informatização possibilitada pela Central de Controle Semafórico contribuirá no monitoramento do trânsito na cidade, conforme frisa o diretor do Depatran, Valdoci Afonso. “A fluidez vai melhorar bastante, principalmente nas mãos únicas, onde teremos a popular ´onda verde`. Também teremos acesso a informações em tempo real quanto a situação nas ruas, como lâmpadas queimadas, queda de energia, entre outros”, destacou Afonso. O sincronismo também vai atender os novos semáforos, assim como o que está sendo instalado no cruzamento da rua Dr. Beltrão com Tocantins.
Para implantar o sistema, o Município investiu R$ 280.947,37 em recursos próprios, entre aquisição, instalação e configuração dos equipamentos. “O sincronismo dos semáforos vai melhorar o nosso trânsito, assim como as obras de revitalização asfáltica nas principais ruas, o reforço na sinalização, o sistema de bilhetagem eletrônica, os novos cruzamentos atendidos com semáforos. São medidas pela modernização do nosso trânsito, atendendo o desenvolvimento de Pato Branco, pela segurança da nossa gente”, ressalta o prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó.
O prefeito Viganó lembra, ainda, que a Central Semafórica é uma das medidas que integram o novo plano viário de Pato Branco e atende o aumento da frota e de tráfego da cidade ocorrido nos últimos oito anos. Entre 2005 e 2012, o aumento na frota de veículos foi de 80%, passando de 24.509 para 43.759 veículos, índice que inchou o tráfego no anel central.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco