DOIS VIZINHOS

31 de maio de 2012    344 views
Neste dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial Contra o Tabaco

Quando falamos em qualidade de vida, é preciso ter em mente a necessidade de manter a saúde equilibrada e diminuir a exposição a fatores que originam enfermidades. Para tanto, eliminar o cigarro de nossas vidas é fator determinante.
Neste dia 31 de maio, Dia Mundial Contra o Tabaco, um importante alerta pretende conscientizar as pessoas sobre os malefícios causados pelo tabagismo: hoje, o tabagismo é considerado o maior problema de saúde pública do mundo moderno. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), atualmente, o tabaco mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano no mundo; e a previsão é de que esse número chegue a 10 milhões por ano até 2020, uma verdadeira pandemia. Entre os prejuízos mais comuns causados à saúde pelo vício, estão os cânceres de boca e de pulmão e o enfisema pulmonar, que encurtam drasticamente a expectativa de vida do fumante; as doenças cardiovasculares; o comprometimento da laringe e das cordas vocais, com a consequente alteração da voz; o comprometimento dos sentidos, como paladar e olfato; sem falar nos prejuízos à vida profissional e econômica do indivíduo devido às restrições impostas pelo vício, além da privação do convívio social e familiar, acentuando os sintomas da depressão. Vale ainda refletir um pouco sobre a questão dos fumantes passivos, aqueles que convivem com o tabagista e, em decorrência disso, ficam expostos a doenças isquêmicas do coração, doenças vasculares cerebrais e câncer de pulmão, entre outras.
Frente a esta realidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos criou o Ambulatório de Combate ao Fumo, que funciona desde 2011, junto ao CAPS Primavera, onde são realizados encontros semanais. Ali são formados grupos de apoio, coordenados por uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeuta, enfermeira, nutricionista e um médico cardiologista. Nesses grupos, os usuários recebem o suporte e o tratamento (cognitivo, comportamental e medicamentoso) necessários para deixar de fumar. “Em pouco mais de um ano, passaram pelos grupos de apoio cerca de 130 duovizinhenses”, relata a fisioterapeuta Daiane Vitto. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde pretende fortalecer ainda mais a sua atuação através de palestras preventivas direcionadas a grupos diferenciados da comunidade, tendo em vista que os resultados deste programa já podem ser claramente observados, levando-se em conta a crescente procura por parte de usuários, por indicação de ex-participantes do programa, satisfeitos com o resultado.
As pessoas interessadas em participar do grupo Ambulatório do Fumo podem entrar em contato com a enfermeira Géssica Casani ou com a fisioterapeuta Daiane Vitto, através do telefone 3536-4389, ou diretamente junto ao ESF Sagrada Família.


Legenda: Participantes de um dos grupos do Ambulatório do Fumo que concluíram as atividades em Dois Vizinhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Dois Vizinhos
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual