Cinco bairros serão contemplados nesta primeira etapa do projeto, que recebe incentivos do governo federal, através do Ministério da Cultura.
Por Lucas Carniel
Cinco concertos gratuitos serão promovidos nesta sexta-feira (04) em bairros de Francisco Beltrão. O primeiro acontece às 8h30, na igreja católica do bairro Alvorada, com a presença de alunos das escolas Maria Helena Vandresen e Reinaldo Sass; o segundo às 9h30 na igreja do bairro Vila Nova; o terceiro às 10h30 no teatro de arena do Caic, no Pinheirinho; o quarto às 13h na escola Higino Pires, do bairro Sadia e o último às 14h30 na Escola Bom Pastor, bairro Luther King. As apresentações serão feitas por concertistas da Cooperativa de Artistas do Sudoeste do Paraná, a Cooperarte. De acordo com Roniedson Rebelatto, idealizador da entidade, o projeto tem o objetivo de formar público para apresentações de músicas eruditas e descobrir talentos para música orquestral. “É um trabalho de formação de público, no qual a gente visa os alunos das escolas e, além disso, oferecer música diferente do dia a dia. Também visamos despertar interesse em crianças de sete a doze anos para aprender a tocar um instrumento. A sequência do projeto serão aulas de música para que um dia possamos compor uma orquestra em Beltrão. Então eles tendo o contato com essas músicas com certeza vai despertando o gosto por esse tipo de arte”, frisou.
A cooperativa
Segundo Roniedson, a Cooperativa de Artistas do Sudoeste do Paraná é formada por profissionais de diferentes segmentos artísticos da região. Ele frisa que a entidade foi criada para auxiliar na elaboração, execução e prestação de contas de projetos. “Fazem parte dessa iniciativa artistas da literatura, artes visuais, teatro, música, entre outros. Muitos artistas têm dificuldades de elaborar e prestar contas ao poder público dos projetos artísticos que idealizam, por isso pensamos na cooperativa para preencher essa lacuna. O projeto de apresentações gratuitas de concertos foi o primeiro aprovado pelo Ministério da Cultura. Mas também já estão em fase de elaboração projetos de livros, revistas e exposição literária. Em Dois Vizinhos temos uma iniciativa de apresentações teatrais. A cooperativa nasceu para ser uma ligação entre o artista, o poder público e também fazer a parte burocrática da elaboração de um projeto”, destacou.
Legenda – Rotineiramente acontecem apresentações de música erudita em Francisco Beltrão. Na foto, concerto realizado em 2015 no Festival Internacional de Música Sonata