PATO BRANCO

15 de agosto de 2012    290 views
A qualidade da rede municipal de ensino de Pato Branco é evidenciada mais uma vez. O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a avaliação realizada em 2011, com 668 alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os índices apontam que o Município passou de 5.7 para 5.9, estando acima inclusive da média do estado do Paraná, que é 5.6 nas séries iniciais.



O avanço do Município foi de 1.3 pontos em relação a 2005, quando a nota do Ideb era 4.6. Em 2007 foi para 5.4, em 2009 para 5.7, chegando a 5.9 no ano passado. Para o prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó, os resultados refletem o trabalho realizado pela administração municipal, que além de ofertar capacitação aos professores, melhorar a estrutura física das escolas e CMEIs, também inseriu a participação da família no processo de ensino. “Temos o compromisso com a qualidade da nossa educação, por isso hoje podemos dizer que as nossas crianças estão recebendo uma formação modelo”, completou Viganó.


O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Alcides Benato, destaca que desde 2005 o Ideb passou a estabelecer metas bienais de qualidade a serem atingidas pelas escolas e municípios. “Pato Branco superou também essa projeção, que era de 5.4 para 2011. Isso demonstra que as nossas crianças estão saindo das séries iniciais bem preparadas, encontrando no ensino público uma educação de qualidade”, ressalta.



Entre as 22 escolas avaliadas no Município, onze atingiram nota acima de 6. A escola municipal Jardim Primavera, por exemplo, atingiu pontuação 7.3. Outro ponto lembrado por Benato como atenuante para o bom desempenho é o baixo índice de evasão escolar da 1ª série ao 5º ano do ensino fundamental em Pato Branco. “Graças a um trabalho contínuo, temos índice zero de evasão escolar. Nossas crianças estão na escola, recebendo uma educação digna e uma formação de destaque”, salientou.



Ideb

O Ideb é medido pelo Ministério da Educação em uma escala de zero a dez. O índice sintetiza dois conceitos importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual