10 de julho de 2012 418 views
Equipe do Corpo de Bombeiros é a maior entre as que participaram do "desafio mais fascinante"
A 6ª Meia Maratona das Cataratas homenageou o Corpo de Bombeiros do Paraná, que completa o centenário de sua criação em 2012. A instituição deu nome ao troféu da prova e trouxe a Foz do Iguaçu a maior equipe da corrida, com exatamente cem corredores.
O grupo de bombeiros foi formado por homens e mulheres de várias cidades do estado e de diferentes patentes. Todos demonstraram disposição, alegria e solidariedade ao longo do percurso. Inclusive, o sargento Flávio Roberto Blum, de Ponta Grossa, foi guia do deficiente visual Francisco Lima de Souza, de Goiânia.
“Já trabalho com portadores de necessidades especiais, mas foi a primeira vez que acompanhei alguém com deficiência visual. Gostei muito de ter sido guia do seu Francisco”, declarou o sargento.
Por sua vez, o goiano, de 55 anos, ficou feliz de ter conseguido alguém para acompanhá-lo. “Agradeço a meu guia. A prova foi muito boa. Foi a primeira vez que corri a meia-maratona e vou voltar na próxima.”
A brasiliense Rita Praxedes Teixeira, 56 anos, também com descolamento de retina, teve diversos guias. “Cheguei em cima da hora. Como não consegui um guia específico, utilizei vários bombeiros. Foi muito bom, eles demonstraram muito calor humano”, ressaltou.
A Meia Maratona das Cataratas foi aprovada pelos bombeiros. Na opinião de Cícero Furquim, de Ponta Grossa, “o trajeto foi bom, apesar de difícil nas subidas. Valeu a pena participar, tanto pelo ar puro no parque quanto pela organização da prova”.
Entre as mulheres, a campeã — Camila Ludwig Dannemann, da capital do estado — apontou a organização da corrida como um dos seus pontos-fortes. “Esta foi uma das melhores que já corri. O visual é lindo e a organização é exemplar. Vencer a prova que homenageou a corporação foi muito emocionante.”
Oficiais — O comandante do 9º Subgrupamento Independente de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke, mostrou-se feliz pela homenagem. “Há dois anos eu conversei com o Jorge Pegoraro [chefe do Parque Nacional do Iguaçu] sobre a proximidade do nosso centenário. Ele levou a ideia para a direção da Cataratas S.A., e o resultado se materializou hoje.”
De acordo com o tenente-coronel Ricardo Silva, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, em Curitiba, a lembrança pelos cem anos significou muito. “Além de ter sido o único oficial de minha patente que correu, meu número foi 2012, o ano que marca nosso centenário. Isso me deixou muito feliz”, revelou.
O tenente-coronel citou ainda o reconhecimento dos organizadores e de outros atletas como algo muito recompensador. “Fomos acolhidos como irmãos. Essa integração foi maravilhosa. Posso dizer que vivi momentos mágicos aqui”, comemorou.
Já para o major Abraão Mahmoud, chefe da Seção de Educação Física e da Seção de Inteligência do Corpo de Bombeiros do Paraná, a primeira participação na Meia Maratona das Cataratas provocou “uma sensação inesquecível. É um dos melhores lugares do mundo para correr, por isso a cada ano cresce a participação dos bombeiros”.
Três melhores por categoria:
Masculino
1º lugar: Ezequiel Teixeira da Silva, de Curitiba
2º lugar: Marcos Gomes da Silva, de Londrina
3º lugar: Edgar da Penha José, de Londrina
Feminino
1º lugar: Camila Ludwig Dannemann, de Curitiba
2º lugar: Melanie Cristina Geraldi, de Curitiba
3º lugar: Janaína Lopes Fagundes dos Santos, de Foz do Iguaçu
Resultado geral > www.meiamaratonadascataratas.com.br
+ Meia das Cataratas
www.facebook.com/meiamaratonadascataratas
www.twitter.com/meiamaratona
Fonte: Grampo Cominicação