27 de setembro de 2013 281 views
Toda a organização dos stands que serão visitados de 5 a 9 de novembro no Parque de Exposições de Pato Branco na Inventum 2013, I Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, foi pensada pelo Escritório Modelo de Arquitetura (EMA) da Faculdade Mater Dei. Promovida pelo município através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a expectativa cresce com o lançamento da feira para o auditório repleto, no Teatro Sesi, na noite desta quinta-feira (12). Uma das realizadoras, a Faculdade Mater Dei tem ampla participação, tanto de professores, quanto de acadêmicos de todos os cursos. Em destaque, além de Arquitetura e Urbanismo, há funções principalmente aos cursos de Sistemas de Informação e Sistemas para Internet.
O próprio presidente da Pato Branco Tecnópole, Anderson Fernandes é igualmente professor do cursos do Mater Dei. Para ele, “o cenário da tecnologia está em plena expansão e cada vez mais favorável ao nosso município, a base tecnológica de pesquisa, desenvolvimento e infraestrutura já vem sendo preparada há anos e isso nos credencia a estarmos aptos a desenvolver novas tecnologias e suprir as demandas tecnológicas do mercado atual”.
O presidente da Pato Branco Tecnópole acredita que a inventum 2013 irá propiciar a difusão das tecnologias e produtos desenvolvidos em nossa cidade a toda região. “Quase todo mundo sabe que Pato Branco é um polo tecnológico, mas poucos sabem o que é realmente produzido aqui e a representatividade das empresas sediadas em nosso município perante o mercado nacional. A feira ainda irá proporcionar uma aproximação, troca de informações e conhecimento entre estudantes, empresários e interessados, o que deve fomentar ainda mais o crescimento do setor nos dando cada vez mais representatividade no cenário nacional”, projetou.
Ganho acadêmico
Coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Sistemas para Internet, Géri Natalino Dutra disse que agora, com o lançamento, é hora de mais e mais trabalho para que a feira seja um grande sucesso.
“Especificamente nos cursos de Sistemas para Internet e Sistemas de Informação teremos apresentação dos trabalhos de conclusão de curso, trabalhos desenvolvidos em sala de aula tais como jogos e softwares voltados à popularização da ciência, tecnologia e inovação. Ontem, no lançamento, já tivemos uma pequena mostra, pois o acadêmico do 4º ano, Evandro Cavagnol, apresentou seu TCC que é um software para avaliar o desempenho das ações na bolsa de valores, indicando o momento de ver e comprar as ações”, salientou, acrescentando que os alunos estão engajados diretamente, ajudando na organização e condução dos trabalhos, criando trabalhos para serem apresentados, sugerindo palestras e outras atividades.
Pós em Eng de Software
A feira deve provar que o trilhar em tecnologia cresce continuamente no ambiente acadêmico, o ano todo. Um exemplo é que neste sábado (14), começa mais uma turma de pós-graduação em Engenharia de Software na Faculdade Mater Dei. A aula inaugural é com o professor Marcos de Bortolli, também coordenador do curso.
Parcerias e curiosidades
Com o lançamento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Aldair Rizzi afirma que se quer divulgar a feira tecnológica e mobilizar a sociedade, uma vez que a Inventum 2013 pretende popularizar as tecnologias desenvolvidas em Pato Branco. “A entrada será gratuita e abriremos visitações aos estudantes. Teremos também a participação de convidados reconhecidos nacionalmente”, relata. Rizzi destaca ainda que a feira é resultado da união de esforços de muitos atores que compõem o sistema de inovação pato-branquense. “A feira é uma realização da secretária, Prefeitura e de entidades e instituições de ensino que trabalham em conjunto”, completa Rizzi.
Um das entidades citadas pelo secretário é o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), que reúne cerca de 30 empresas do setor em Pato Branco. Para o presidente do núcleo, Carlos Manfroi, a primeira edição da Inventum é uma ótima oportunidade para a comunidade de Pato Branco e região conhecerem o trabalho do NTI e as empresas associadas.
“Hoje, temos empresas que se destacam em nível nacional em seus setores e que não são conhecidas em Pato Branco. A feira será o lugar para mostrar tudo o que é produzido aqui e, quem sabe, poderá despertar vocações nos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio que visitarem a Inventum”, observa Manfroi.
Curiosidades
Futebol de robôs e um veículo construído em Pato Branco que faz 108 km por litro e ficou em terceiro lugar na Maratona Universitária da Eficiência Energética. Essas serão duas atrações que a UTFPR- campus de Pato Branco, levará para a Inventum 2013. O diretor-geral da instituição, Idemir Citadin, aponta a feira como um evento para divulgar os trabalhos de pesquisa de professores e acadêmicos.
Fonte: Daiana Pasquim (DRT/PR 5613)/ AC Faculdade Mater Dei