Dois Vizinhos vai ter novos parques ambientais

24 de junho de 2020

A Secretaria Municipal de Agricultura, através do Departamento de agricultura, pecuária, meio-ambiente e recursos hídricos, está concluindo o levantamento fundiário para a criação de novos parques ambientais no perímetro urbano da cidade de Dois Vizinhos.
Essa iniciativa faz parte de um convênio entre o Município e a UTFPR, campus Dois Vizinhos, para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Ecológico do Jirau Alto, coordenado pelo Engenheiro Florestal Ciro Costa e os professores doutores Fernando Bechara e Maria Madalena Santos da Silva. Os novos parques serão criados em um formato inovador, onde todas as áreas, mesmo desconectadas, farão parte de um mesmo parque, gerando a economia na gestão das áreas protegidas.
O projeto também contempla o fomento à criação de reservas ambientais particulares, urbanas e rurais, através da parceria público/privada contribuindo com a arrecadação do ICMS ecológico e pagamento de royalties por ações de conservação da natureza destas reservas particulares.
Os parques serão interligados por ciclovias e arborização com espécies nativas, de forma a conectar as pessoas e a fauna com todas as áreas verdes da cidade.
A iniciativa tem por objetivo amentar a arrecadação do ICMS Ecológico e principalmente promover a melhoria da qualidade do ar, diminuindo a incidência de doenças respiratórias. “Mais áreas verdes resultam que qualidade de vida as futuras gerações”, destacou o Prefeito Raul Camilo Isotton.
Nos próximos dias será realizada uma audiência pública para apresentar os novos parques, para a formatação da minuta da Lei de criação dos Parques Naturais Municipais e encaminhando para a apreciação da Câmara de Vereadores.

Fonte: Comunicação e Marketing | Município de Dois Vizinhos
 
 
 

Dom Pedro I, 219
Bairro das Torres
Dois Vizinhos - PR

(46) 3536-5036
9 8419-5036

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual