Prefeitura inicia sanitização em Salto do Lontra

25 de março de 2020

A Prefeitura de Salto do Lontra iniciou no final da tarde de terça-feira, 24, mais uma ação de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus. Trata-se do procedimento de sanitização. Servidores do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria da Saúde e Setor Rodoviário com apoio da Polícia Militar utilizaram um trator com pulverizador para aplicar um produto chamado amônia quaternária em algumas vias da cidade, onde há maior circulação de pessoas. Também foi usada máquina costal para aplicação do produto em estabelecimentos comerciais.

O Prefeito Maurício Baú disse que “esta é mais uma ação na luta contra o coronavírus. Estamos adotando diversas medidas e ações junto com toda nossa equipe no sentido de prevenção à nossa população” comentou.

O Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Marcelo Rachelle explicou como funciona e qual o objetivo desta sanitização. “o principal foco é a eliminação de vírus, fungos, bactérias, protozoários, esporos, ajudando assim na prevenção. Para isso, estamos usando o princípio ativo amônia quaternária, que também está sendo utilizado em outras cidades para fazer a sanitização” finalizou.

A Secretaria de Saúde de Salto do Lontra disponibiliza dos seguintes números de telefone para atendimento sobre coronavírus. (46) 9-9125-6151, 3538-1120, 3538-1523 ou 3538-1180.

SINTOMAS

Os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são semelhantes ao de um resfriado, como febre, congestão nasal, coriza, dor de garganta, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal nos casos mais graves. Esses sintomas, geralmente, são leves e evoluem gradualmente. Caso apresente os sintomas, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

FORMAS DE PREVENÇÃO

Alguns cuidados básicos ajudam a reduzir o risco de contrair ou transmitir o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou álcool em gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados, e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.

Também é importante não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares; evitar lugares com muita concentração de pessoas; não tocar o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos e não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.

TRANSMISSÃO

A transmissão do coronavírus costuma ser pelo contato com pessoas infectadas, por meio de secreções como gotículas de saliva, espirro tosse ou catarro. O vírus pode se disseminar por meio do toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, como aparelhos eletrônicos, talheres, notas de dinheiro, entre outros.

SITUAÇÃO NO MUNICÍPIO

De acordo com a Secretaria de Saúde de Salto do Lontra, até a manhã desta quarta-feira, 25, não havia sido registrado nenhum caso de coronavírus no município.

Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 
 

Dom Pedro I, 219
Bairro das Torres
Dois Vizinhos - PR

(46) 3536-5036
9 8419-5036

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual