(46) 3536-5036
9 8419-5036

Retomada as reuniões mensais da Cacispar em 2019

30 de janeiro de 2019

A primeira reunião mensal da Cacispar, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná, em 2019, aconteceu em sua sede nesta segunda-feira, 29 de janeiro, com a presença de representantes de ACEs da região.

Foi a primeira vez que o encontro foi comandado pelo novo presidente da entidade, empresário Carlos Manfroi, gestão 2019 a 2020. Em uma de suas falas, Manfroi informou que no dia 15 de março deve acontecer o 1º Workshop de Produtos e Serviços para as ACE’s, com a participação de  diretores, secretários executivos e equipes comerciais das ACEs para trocar experiências que acontecem dentro das associações. “Vamos abordar os produtos e serviços que vêm sendo oferecidos para os associados e elencar um ou dois deles para que as entidades ganhem mais recursos financeiros”. O 2º Workshop está programado para o segundo semestre.

Adriano Radaelli, vice-presidente da Cacispar, sugeriu uma visita técnica, em maio, para Marechal Cândido Rondon, Londrina e Maringá. O empresário lembra que a ACE de Marechal possui mais de duas mil empresas associadas. “Conhecer aquela entidade será importante para conseguirmos entender como eles fazem para levar tantas empresas para dentro da entidade e angariar recursos para se manter. Já Londrina e Maringá têm experiência de crescimento rápido, qualificação da entidade e várias ações extras que fazem a diferença, como a questão do Observatório Social e Conselho Municipal de Segurança e o Coden, Conselho de Desenvolvimento”.

Sobre o planejamento estratégico da Cacispar, Manfroi reforça que haverá revisão, “sem reinventar nada”. “A Cris [consultora Cristiane Lara] vai fazer uma revisão para entender o planejamento existente. Temos que elencar as ações prioritárias e distribuir as tarefas dentro da diretoria. Em fevereiro será apresentado o resultado na nossa reunião mensal”.

Outra definição nesse início de mandato da nova diretoria é que a empresária Rosane Spigosso permanece na presidência do Cacispar Mulher, conselho formado por mulheres empresárias da região Sudoeste.

 

Eventos

Foi apresentado por Ana Maria Bordin, colaborada da Cacispar, os eventos em que a diretoria da entidade participou de 28 de agosto de 2018 a 31 de dezembro de 2018, além do calendário de eventos para o ano corrente.

 

Posse da Faciap

A posse dos conselhos superior e de administração da Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná – gestão 2019 a 2020, está marcada para o dia 20 de fevereiro, às 20h, no Restaurante Madalosso, Bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Uma caravana de representantes de ACEs do Sudoeste deve participar da cerimônia. Manfroi sugeriu, então, agendar reunião com Sandro Alex, secretário estadual de Infraestrutura e Logística, e com Guto Silva, secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, para tratar do assunto “rodovias do Sudoeste”. “A gente sabe que é preciso fazer urgente [a revitalização das rodovias], só não sabemos quando e como isso vai acontecer. Por isso podemos aproveitar essa viagem à capital para nos reunirmos com os secretários”. O presidente da Cacispar enfatiza que é preciso, mais uma vez, uma ação conjunta entre sindicatos, cooperativas, Amsop, Agência de Desenvolvimento, Irdes e deputados estaduais eleitos pela região Sudoeste. “Nas minhas entrevistas sou enfático em dizer que temos que continuar cobrando das autoridades essas melhorias”.

Uma das novidades para 2019 é a criação da UniCacispar, que terá como objetivo desenvolver cursos e palestras na região Sudoeste direcionados para empresários e colaboradores de associações empresariais.

Estuda-se ainda a contratação, pela Cacispar, de um consultor comercial para auxiliar as ACEs que apresentem maior dificuldade em associar empresas. “Precisamos saber se vai ter interessados em apoiar esse projeto”, lembra Carlos. Joares Ribeiro, diretor executivo da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), destacou que o departamento comercial é o coração dentro de uma ACE.

 

ACEs participantes da reunião de segunda-feira

Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv), Associação Empresarial de Planalto (Acep), Associação Empresarial de Mangueirinha (Aciman), Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), Associação Comercial de Ampére (Aceamp), Associação Comercial e Empresarial de São Jorge D’Oeste (Acesjo), Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho (Acec), Associação Comercial e Empresarial de Dionísio Cerqueira e Barracão (Ascoagrin), Associação Comercial e Empresarial de Marmeleiro (Acimar), Associação Empresarial de Realeza (Aciar), Associação Empresarial de Santa Izabel do Oeste (Acesio) e Associação Comercial e Empresarial de Itapejara D’Oeste (Acei).

 

Foto 1: Carlos Manfroi presidente da Cacispar, e Adriano Radaelli, 1º vice-presidente da entidade.

Foto 2: Próxima reunião agendada para 25 de fevereiro, em Beltrão.

Crédito: Darce Almeida/Cacispar

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
 

Dom Pedro I, 219
Bairro das Torres
Dois Vizinhos - PR

(46) 3536-5036
9 8419-5036

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual