(46) 3536-5036
9 8419-5036

Zoo da Unisep é aberto para visitação

06 de novembro de 2018

Foi inaugurado na Sexta-feira (19) a primeira etapa do Zoológico da Unisep, que segundo Sérgio Fabiani - Reitor do Centro Universitário,  terá brevemente aquário e serpentário e uma mini fazenda. Fruto de projeto do presidente da Instituição e empresário, Joseti Antônio Meinberg, a construção física do empreendimento foi iniciada ainda no ano de 2012. Em seu pronunciamento na solenidade Sergio assim enfatizou sobre a finalidade e objetivo do zoológico da Unisep: 
“Vai ser um espaço de pesquisa e praticas educacionais para os nossos acadêmicos e acadêmicas de outras instituições. Objetivamos também a manutenção e reprodução de animais ameaçados de extinção, como já foi possível demonstrar com o nascimento de algumas espécies em nossos jardins. Oferecer apoio para pesquisas, procurar desenvolver a consciência do público para as políticas conservacionistas e o bem estar dos animais. Desenvolver atividades voltadas para educação ambiental, apresentar curiosidades e o conhecimento para as crianças sobre as características dos animais”. Ainda sobre a questão do bom tratamento e preservação dispensado pela Instituição e as espécies nativas e domésticas. Sergio Fabiani destacou que o Hospital veterinário da Unisep já vem realizando importantes serviços de apoio aos órgãos ambientais. Recebe, trata, opera e recupera animais vítimas de acidentes ou de tráfico, e os devolve ao seu habitat natural assim que apresentem condições próprias de sobrevivência. 
De acordo com o veterinário Felipe Azolini, professor do curso de Veterinária e Diretor técnico do Zoológico, entre os tratados, reabilitados e soltos já foram em torno de 700 animais. Outro ponto positivo destacado pelo Reitor Sérgio Fabiani é o ganho no aprendizado pelos acadêmicos do Curso de medicina da Instituição, que contam agora com um laboratório único do gênero no Brasil que hoje chama a atenção de outras instituições. “Já recebemos pesquisadores de outras universidades como, por exemplo, da Estadual de Maringá, Federal de Passo Fundo, Centro Universitário de Cascavel, PUC de Toledo, Curso de Fomento entre outras. Recebemos também estagiários de outras instituições do estado e do país como  Universidade de Manaus,  Universidade Federal de Goiânia, Universidade Federal de Curitiba, Estadual de Cascavel entre outras”, acrescentou. 
A inauguração do Zoológico da Unisep contou com presenças de autoridades, representantes da comunidade duovizinhense e convidados especiais, professores e membros da comunidade acadêmica do hoje Centro Universitário de Dois Vizinhos. A destacar entre as autoridades, as presenças do prefeito municipal Raul Camilo Izotton, do presidente da Câmara Municipal de Dois Vizinhos, Adriano Santiago; do deputado estadual Vilmar Reinchembach, o Comandante da 21ª Cia da PM, Tenente Alisson Camargo, Comandante do Corpo de Bombeiros, 1º Tenente Ricardo Tavares.
A benção às instalações estiveram a cargo do Padre Marcelo Holdefer, da Paróquia Imaculada Conceição.                                                   

 

 A VISITAÇÃO
A visitação acontece de acordo com o seguinte cronograma: De terça-feira a quinta-feira para escolas, com agendamento. De sexta, sábado e domingo para a população em geral. O ingresso para adultos é de R$ 25,00, e de R$ 15,00 para crianças. Para menores de 07 anos o acesso é livre. 

 

LEGENDA PARA AS TRES FOTOS DE ANIMAIS
LEGENDA. O Zoológico da Unisep ocupa aérea de 363.000 m² e possui hoje 365 animais de 96 espécies abrigados em mais de 70 recintos. 

 

Fonte: Tribuna dos Lagos - ediçao impressa do dia 26 de outubro de 2018
 

Dom Pedro I, 219
Bairro das Torres
Dois Vizinhos - PR

(46) 3536-5036
9 8419-5036

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual